Booking.com: para geração Z, viajar é mais importante que ensino superior

booking.com- geração zGastos materiais estão por último entre as preferências dessa geração

A chamada geração Z (jovens entre 16 e 24 anos) estão quebrando muitos tabus. Após a pesquisa da Booking.com revelar que a maioria dos viajantes dessa faixa etária buscam aventuras e sustentabilidade em viagens, a plataforma divulgou um novo estudo: cerca de 81% dos brasileiros desse grupo preferem investir em viagens enquanto 79% preferem economizar para o ensino superior. 

A pesquisa realizada com 22 mil participantes em 29 mercados aponta que seis em cada dez brasileiros da geração Z- cerca de 64% - acreditam que vale a pena investir em viagens. Gasto material como roupas, sapatos e acessórios ficou em último no ranking de preferências. Nos próximos 10 anos, 30% desses jovens planejam fazer uma viagem sozinho pelo menos uma vez. 

Como o ranking mostra, viagens e o futuro profissional são duas grandes prioridades para a geração Z brasileira, então, os potenciais empregadores desses jovens ficar atentos a essas demandas: 76% deles afirmam que a oportunidade de viajar a trabalho é importante ao escolher um emprego e 71% são atraídos por um trabalho onde eles possam vivenciar outras culturas.

Booking.com: ambições

Apesar de muitos da jovens ainda estarem amadurecendo, eles já sabem o que querem em relação a viagens. Cerca de 71% se dizem animados com os lugares que conhecerão no futuro; quatro em cada 10 (39%) planejam visitar pelo menos três continentes diferentes nos próximos 10 anos e 46% almejam estudar ou viver num país diferente - essa última porcentagem aumenta entre o público feminino (48%) e é a maior em meio às diferentes faixas etárias, seguidas por 30% dos Millennials (25 a 39 anos); 24% da geração X (40 a 54 anos) e 15% dos Baby Boomers (acima de 55 anos). 

Cerca de 67% da geração Z querem se aventurar em suas viagens e 56% planejam visitar ou fazer uma trilha em um lugar radical. Para 67% deles, viajar por seu próprio país ajuda no aprendizado e autodescoberta. Estes jovens têm preferência por conhecer o Rio de Janeiro (44%), São Paulo (43%) e Minas Gerais (40%). 

Prontos para viajar sozinhos

Muitos jovens viajantes já estão explorando o mundo com suas famílias. Dois quintos (47%) dos viajantes da geração Z dizem que fazem isso pois não teriam dinheiro para viajar sozinhos. Mas, ansiosos para sair do ninho, eles querem alçar voos solos. Tanto que, segundo o estudo, independência é uma questão importante para essa geração. Nos próximos 10 anos, um terço desses jovens brasileiros (30%) planeja fazer uma viagem sozinho pelo menos uma vez. 

A paixão da Geração Z por 'se virar sozinho' fica ainda mais clara quando quase um terço (28%) afirma que não quer companhia ao viajar (porcentagem mais do que qualquer outra faixa etária, à frente de 25% dos Millennials, 23% da Geração X e 16% dos Baby Boomers que afirmam o mesmo) e 13% que gostariam de fazer um mochilão / passar um ano sabático sozinhos.

(*) Crédito da foto: matiasarg/Pixabay

Comentários