Bureau Veritas lança selo Clean & Safe de protocolos de higiene

Bureau VeritasSelo foi desenvolvido de acordo com medidas da OMS e Ministério da Saúde

A pandemia do coronavírus já é responsável por moldar os hábitos de consumo, criando um senso de higiene no cliente atrelado agora também à segurança. Recentemente uma pesquisa da GlobaData realçou a importância de uma nova rotina de limpeza em estabelecimentos. Compreendendo o novo cenário, o Grupo Bureau Veritas lança o selo Clean & Safe de certificação de protocolos de limpeza e higiene contra a propagação da Covid-19.

A priori, o selo desenvolvido tem como foco hotéis e restaurantes, certificando que todas as medidas preventivas necessárias foram aplicadas. A certificação acontece de forma online, ajudando as empresas a implementarem as medidas com o auxílio de especialistas a distância. A Accor é uma das redes que já firmou parceria com a empresa e utiliza seus protocolos nas unidades.

José Cunha, diretor de Certificação do Bureau Veritas, entende que “a pandemia trouxe uma nova realidade para empresas no mundo todo e nossa experiência em mais de 140 países nos credencia como parceiros para ajudá-las a se preparem para retomar as suas atividades com segurança. É hora de rever processos, fazer adaptações, capacitar equipes, preparar-se internamente para a reabertura dos negócios. Queremos ajudar as empresas no processo de adaptação ao ‘novo normal’, para que estejam aptas para o atendimento a seus clientes com segurança e qualidade”.

Bureau Veritas: o selo

O projeto tem como principal objetivo garantir a segurança de colaboradores, clientes e visitantes de restaurantes e hotéis. Dentre os critérios avaliados para garantir o selo estão itens como medidas de distanciamento social - a exemplo marcações de piso para orientação de onde as pessoas devem ficar para evitar aglomeração em áreas comuns. 

Também são analisadas medidas de higiene para equipes internas, além da limpeza e desinfecção do espaço físico formam outra frente de verificação. E a monitorada a gestão de meios de pagamento para que sejam evitados contatos físicos como circulação de notas de dinheiro e toque em máquinas de cartões, estimulando o uso de sistemas contactless.

O selo foi desenvolvido segundo as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde) e do Ministério da Saúde brasileiro. Já o processo para certificação se dá através de uma consultoria de equipe especializada do grupo e o selo é concedido após uma visita agendada para checagem do cumprimento dos protocolos de limpeza e higiene.

Após a certificação, os estabelecimentos ainda recebem visitas, sem aviso prévio, para garantir a renovação do selo. Aqueles contemplados, recebem um kit de sinalização que deve ser exposto ao público, informando que o ambiente é seguro, além de um QR Code para que seus clientes possam consultar a validade do selo e acessar o canal para denúncias do Bureau Veritas.

Outro benefício cedido às empresas certificadas é o acesso a uma plataforma de e-learning com orientações sobre boas práticas de combate à propagação da Covid-19.

(*) Crédito da foto: KlausHausmann/Pixabay

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