CNT - reunião presidenciáveisLummertz (ao centro) com os demais membro do CNT

Depois das principais associações que compõem o trade turístico, chegou a vez do Conselho Nacional do Turismo (CNT) acenar para os presidenciáveis. Reunidos ontem (7), em Itupeva (SP), para a abertura do Industry Showcase and Tabletop Networking, os membros do grupo aprovaram documento a ser entregue aos candidatos do pleito de outubro. A publicação traz as principais reivindicações do setor e apresenta o potencial de geração de empregos e renda da indústria turística.

Entre as medidas propostas estão a modernização da Embratur, com a transformação em Serviço Social Autônomo. A isenção do imposto de importação para equipamentos de parques temáticos foi outro item incluso no documento, assim como a abertura total das companhias aéreas para o capital estrangeiro.

“O setor de turismo e viagens reúne as melhores condições de liderar um novo ciclo de desenvolvimento do Brasil”, avalia Vinicius Lummertz, ministro do Turismo, que esteve na reunião. Ele reforçou também que é preciso garantir segurança jurídica para atrair e reter investimentos nacionais e internacionais dentro do setor.

Os conselheiros também foram informados sobre parceria assinada entre o MTur (Ministério do Turismo), Embratur e Sebrae. Ana Clévia, representante do último, destacou que o acordo prevê a elaboração de um portfólio de oportunidades para atrair investidores. Além disso, estão previstas ações como a promoção dos destinos por meio de press trips com a imprensa tradicional e influenciadores digitais. Outra novidade é a prestação de consultoria para interessados em acessar os R$ 5 bilhões da linha de crédito do Prodetur + Turismo.

CNT: movimento

Ainda durante a reunião, o movimento “Turismo: nosso trabalho gera empregos” foi apresentado aos integrantes do CNT. A ideia é, por meio do projeto, sensibilizar a sociedade para a importância do turismo para alavancar a economia brasileira e contribuir para o desenvolvimento do país. Serão disponibilizadas peças publicitárias para os interessados em utilizá-las em suas empresas.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur