alagoasNúmeros foram mensurados pela Infraero

A temporada 2018 começou favorável para o turismo de Alagoas, no ponto de vista da chegada de estrangeiros. Levantamento feito pela Infraero, que administra o Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, em Maceió, mostra que o fluxo internacional cresceu 122,44%, de janeiro a maio. O número é resultado de uma comparação com o mesmo período em 2017.

A porcentagem corresponde a quase 12 mil turistas que chegaram de fora do Brasil nos primeiros cinco meses deste ano. O número total de viajantes, no entanto, mostra como o turismo doméstico ainda dá as cartas. Na contabilidade geral, o aeroporto recebeu 901 mil viajantes em cinco meses. O montante é 5,6% maior que o visto no ano passado.

Maio, último período analisado, foi o grande destaque e teve aumento ainda maior: alta de 297,01%. O quinto mês de 2018 é o 14º consecutivo com crescimento. O fluxo total de passageiros que passa pelo aeroporto de Maceió também cresceu neste mês. Subida de 8,05% na comparação com o mesmo período do ano passado. 

Antes dessa análise dos cinco primeiros meses, o governo alagoano já havia apontado crescimento, ainda no primeiro trimestre.
 
Razões para a performance de Alagoas

A Sedetur (Secretaria de Turismo do estado) atribiu às ações de divulgação feitasno exterior o crescimento. Rafael Brito, secretário estadual, opina que essas iniciativas tem auxiliado no incremento do fluxo.

"Estamos trabalhando com afinco na promoção e divulgação do Destino Alagoas dentro e fora do País. Nesta semana estaremos realizando uma grande ação de marketing na Argentina, aproximando o mercado alagoano a este que é o principal emissor internacional para o estado, conta o secretário. 

Ainda de acordo com Brito, os bons índices do turismo apontam para um protagonismo da atividade na economia de Alagoas. "A cadeia produtiva do turismo está movimentando a economia do Estado. Com novos hotéis inaugurados e em construção em todas as regiões turísticas alagoanas e com mais turistas chegando, mais dinheiro é deixado em Alagoas", aponta. 

(*) Crédito da foto: Sedetur;divulgação