desemprego- trimestreEm junho, 48,4 mil vagas formais foram abertas

Aos poucos, a taxa de desemprego no Brasil vem apresentando queda. No primeiro trimestre encerrado em abril, o indicador apontava 12,5% de pessoas sem trabalho e, em maio, o número caiu para 12,3%. Hoje (31), o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou mais um recuo no trimestre encerrado em junho – agora 12% dos brasileiros estão desempregados.

Os números representam 12,8 milhões de pessoas e é inferior aos resultados do mesmo período em 2018 – que ficaram em 12,4%. Segundo o IBGE, a quantidade de desempregados representa uma queda de 4,6% em relação ao primeiro trimestre do ano. Em comparação ao mês anterior, também houve recuo, o número de desempregados era 12,9 milhões.

Um dos fatores que podem ter contribuído para a redução do número de pessoas sem trabalho é a abertura de novas oportunidades. Em junho, 48,4 mil vagas formais foram criadas, de acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).

Desemprego: subutilizados 

O país encerrou o semestre com uma taxa de subutilização de forma de trabalho de 24,8%. Isso significa que falta trabalho para 28,4 milhões de pessoas – uma leve queda frente aos 25% do trimestre encerrado em maio. Frente a junho de 2018, a população aumentou 3,4%, o que significa 923 mil trabalhadores subutilizados a mais.

São considerados subutilizados aqueles trabalhadores que estão desempregados, os que trabalham menos de 40 horas semanais, mas gostariam de trabalhar mais, os que não estão desempregados, mas não podem aceitar uma vaga no mercado de trabalho e os que desistiram de procurar emprego, chamados desalentados. 

(*) Crédito da foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil