Destinos internacionais no estudo do KayakEduardo Fleury apontou o crescimento dos hotéis sem estrelas nas buscas

Destinos internacionais voltaram a ter representatividade na lista de intenção de viagem do turista brasileiro ao longo de 2017. A constatação é de um relatório organizado pelo Kayak – ferramenta de planejamento de viagens – e diz respeito ao comportamento do viajante no ano passado. Nomeado Mobile Travel Report, o estudo mostra Lisboa e Paris como presença cativa entre os locais pesquisados, independente do dispositivo utilizado.

"Em linhas gerais, o que de principal percebemos foi a volta do planejamento nas viagens para fora do Brasil", resume Eduardo Fleury, diretor para o Brasil da plataforma. Outra tendência de comportamento detectada no material é a mania do brasileiro de comprar suas viagens e serviços com pouco tempo de antecedência.

O estudo, apresentado em evento realizado hoje (2), detalha o comportamento do viajante a partir do dispositivo que ele usa. Os números são separados em usuários de desktop, Android, iPhone, e tablet. Os rankings são feitos individualmente para cada tipo de aparelho.

Vale lembrar que a abrangência dos dados Kayak leva em consideração as buscas feitas nas plataformas Mundi e Momondo, que foram incorporadas pela empresa no ano passado.

Em destaque: São Paulo ao lado de destinos internacionais como Paris e Lisboa

Na tabela de tendências, onde estão os destinos mais pesquisados ao longo de todo o ano, a capital paulista lidera todas as análises. 

Kayak Mobile Travel Report

Confirmando o aumento na busca por cidades estrangeiras, Lisboa e Paris aparecem bem classificadas e com subidas em relação ao estudo passado. As capitais de Portugal e França, respectivamente, desbancaram locais tradicionalmente populares como Orlando e Miami no ano passado.

Capitais do nosso litoral como Rio de Janeiro, Salvador, Fortelaza e Recife também marcam presença.

Análise de tarifas

O preço continua sendo uma variável relevante para os viajantes. Em 2017, a busca por voos de classe econômica registrou aumento percentual de buscas em todas as plataformas. Chegando a 94% das pesquisas em tablets e 98,4% nas procuras feitas com Android.

Categorias de hotéis mais buscados

Na busca pelo local de hospedagem durante a viagem, os hotéis considerados médios foram os prediletos. A maior parte das buscas utilizou o filtro para hotéis três estrelas. 

No Android, os três estrelas lideram o ranking, concentrando 31% da preferência. Nos iPhones e tablets os quatro estrelas são os mais desejados, com 33% e 32% das buscas, respectivamente.

A informação que surpreendeu os pesquisadores foi o crescimento da procura pelos chamados "hotéis sem estrela". Esses, segundo Fleury, são todos os meios de hospedagem que não hotéis. Apartamentos e casas alugadas para temporada, hostels e pousadas estão dentro dessa opção. 

Rapidez na pesquisa

O Kayak notou ainda a rapidez na pesquisa dos brasileiros – seja por passagem aérea, hotel ou aluguel de carros. O tempo médio de pesquisa para alugar automóveis é de dois minutos, contra três minutos para procurar hotéis e quatro para passagens aéreas. 

* Foto de capa: Filip Calixto