Viagens com famílias são a maioria no segmento

Rede global de viagens de luxo, a Virtuoso divulgou hoje (19) a edição 2018 do Virtuoso Luxe Report. O estudo, que mapeia  as preferências e gostos do público de luxo, revela que as famílias têm saído pelo mundo buscando estreitar laços e criar memórias duradouras. O sucesso das vendas do Four Seasons Private Jet 2019 reforça essa impressão mapeada pelo estudo

Baseado em entrevistas com os consultores de venda da empresa, o estudo mostra ainda que as viagens inter-geracionais continuam sendo a principal tendência do ano, seguida pelas férias com a família. 

O levantamento deu ênfase nessa edição ao comportamento da chamada Geração Z, formada por jovens com até 23 anos.  A escolha por focar nesse segmento faz sentido: dados da revista Forbes mostram que esse público representa mais de 25% da população americana.

Mais ainda, de acordo com estimativas da Fundação da Câmara de Comércio dos EUA, a Geração Z tem um poder de compra de US$ 43 bilhões e ainda influencia US$ 600 bilhões em gastos familiares. Além disso, na avaliação de 90% dos consultores de vendas da Virtuoso ouvidos, tem influência sobre as decisões de viagens das famílias.

Viagens de luxo: mais dados

Segundo o Virtuoso Luxe Report, a Geração Z influencia as viagens em família de cinco maneiras. São elas: desejam experiências ativas; envolvem-se com os planejamentos de viagens; influenciam as opções de outras pessoas por meio do “boca a boca” pelas redes sociais e reviews; buscam destinos incomuns; e miram lugares e experiências com apelo visual para redes sociais.

O estudo apontou ainda as principais tendências para viagens em família. As mais citadas foram estadias em resorts litorâneos; viagens ativas ou de aventura; férias para celebrar algo especial; viagens de mãe/filha e pai/filho; e contratação de tours (guiados ou privados). Cruzeiros marítimos e destinos que possibilitam imersão cultural também foram mencionados.

Entre os destinos mais procurados, destaque para Itália, México e Orlando (Flórida), que ocuparam o pódio da preferência dos clientes Virtuoso. Havaí, África do Sul, Costa Rica e França aparecem entre os 10 mais da listagem.

Já entre os destinos “incomuns” mais procurados para viagens em família, o estudo apontou, entre os cinco primeiros colocados (nesta ordem) Islândia, Ilhas Galápagos, Cuba, Antártida e Botsuana/Mongólia. Ruanda, Japão e Egito também estão entre os 10 mais da lista.

(*) Crédito da foto: Kalhh/Pixabay