Fernando de Castro se apresenta no Hotel Toriba

Hotel Toriba- toriba musicalCastro irá interpretar canções clássicas e obras solo para piano

O pianista e tenor Fernando de Castro irá apresentar um recital no Hotel Toriba – em Campos do Jordão (SP) – no próximo sábado (8). O show faz parte do programa Toriba Musical, que acontece na Sala da Lareira, às 19h. 

O músico irá interpretar uma série de canções clássicas, intercaladas com pelas solo para piano. No repertório estão “Tristezza”, de Francesco Paolo Tosti; “Core ‘ngrato”, de Salvatore Cardillo; e “E lucevan le stelle”, ária da ópera Tosca de Puccini – acompanhadas ao piano por Antonio Luiz Barker. Já as peças solo são todas de Franz Liszt, como “Vallée d’Obermann”, que faz parte do ciclo “Années de pèlerinage”.

O recital acontece no prédio principal do Toriba e é gratuito para os hóspedes. Para o público externo, o valor do ingresso é de R$ 50, podendo ser abatido no caso de consumo nos restaurantes e bares do hotel. 

Na última edição do Toriba Musical, a pianista portuguesa Taíssa Cunha se apresentou na Sala da Lareira também com peças solo de piano, entre elas obras de Heitor Villa-Lobos.

Hotel Toriba: o pianista

Natural de Sorocaba (SP), Fernando de Castro iniciou seus estudos no Conservatório Musical João Baptista Filho, em sua cidade natal. Aos 18 anos, começou a estudar piano, composição e regência na UniFiam/FAAM, onde concluiu bacharelado. 

Em seguida, passou a se dedicar ao canto com os mestres Márcio Gomes e Benito Maresca. No ano de 2009, estreou como solista interpretando o papel de Conde Juliano na ópera “Le Domino Noir”, de Daniel Auber, no Theatro São Pedro, na capital paulista. 

Em 2011 foi selecionado para participar de curso com o renomado tenor Nicola Martinucci, em Taranto (Itália). Neste mesmo ano passou a integrar o coro lírico do Theatro Municipal de São Paulo. Atuou como solista em diversas óperas e participou de master classes com Fernando Portari, Nicola Martinucci (Itália), Alicia Nafé (Argentina), Marco Gandini (Itália), Graciella Araya (Chile) e Gregory Kunde (EUA), entre outros. Atualmente recebe orientação vocal de Isabel Maresca e Rafael Andrade.

(*) Crédito das fotos: Divulgação/Hotel Toriba

Comentários