Syllos já conhece a dinâmica da Slaviero

A casa já era conhecida, o que ajuda bastante quando o desafio é grande e o tempo exíguo. Em apenas dois meses desde sua contratação, Gustavo Syllos conduz mudanças importantes na Slaviero Hotéis. Um projeto de rebrand e novos processos de gestão são algumas das medidas atualmente conduzidas. O objetivo é deixar a rede paranaense estruturada para competir no acirrado mercado atual, bem como para a expansão prevista. Só neste ano, por exemplo, quatro inaugurações estão confirmadas: Curitiba, Manaus, São José dos Pinhais (PR) e Itapema (SC).

“Desafio muito legal nessa segunda passagem. Já conheço a dinâmica da companhia, como funcionam as decisões, e isso facilita”, conta o executivo, que já fez contratações para sua equipe. “Estamos implementando um amplo trabalho de rebrand, preparando ainda a rede para a transformação digital que o mercado exige. A distribuição, por exemplo, ainda era muito relacional. Não há problema nisso, mas a tecnologia está aí para ajudar e acelerar nosso crescimento”, completa.

Antes do rebrand, algumas decisões importantes eram necessárias, pontua Syllos. Entre elas, a reestruturação na área de Vendas. “Temos 28 hotéis, sendo um deles em Porto Velho, mercado com particularidades muito distintas de Curitiba”, exemplifica o executivo. “Por conta disso, a rede não pode ter mais uma abordagem centralizada na área”, avalia.

Segundo Syllos, uma de suas primeiras decisões foi fortalecer o gerente de Contas de cada unidade. “É ele quem conhece o mercado e a concorrência. Ela sabe melhor do que ninguém posicionar melhor nosso produto”, explica. “Ao escritório central cabe definir uma estratégia global de precificação e subsidiá-lo com informações para ele decidir localmente. Os resultados já estão aparecendo: o RevPar da rede cresceu de 7% no último bimestre (março e abril)”, completa.

Gustavo Syllos: distribuição

No papel, o cargo é de diretor de Marketing e Distribuição, mas Syllos vem atuando em diferentes frentes na Slaviero Hotéis. Ainda assim, a nomenclatura da função impõe uma série de metas a serem atingidas. “Hoje, 25% da distribuição é via OTAs. Só 5% das nossas vendas são diretas. Precisamos alterar esse quadro”, conta.

Para chegar lá, a Slaviero Hotéis está remodelando por completo o site, focando na experiência do cliente e valorizando o motor de reservas. “A reformulação do site é um investimento fundamental em nossos planos para aumentar a venda direta. Nossa meta é, em dois anos, ter um quarto das reservas por esse canal”, explica.

Rebrand e aberturas

A transformação mais importante que Syllos está à frente é o projeto de rebrand da Slaviero Hotéis. “A arquitetura de marca, a mudança do logotipo ou da fachada dos hotéis serão as últimas coisas que faremos”, detalha o executivo, acrescentando que a empresa contratou a agência Rosenberg & Grottera. “Na verdade, o que estamos fazendo é uma grande releitura interna, avaliando onde estamos no momento e onde queremos chegar. Estamos criando uma proposta de mudança na cultura da empresa, que tem 30 anos”, completa.

O trabalho envolve desde a redefinição dos perfis de público, com atenção especial ao segmento bleisure, ao movimento de integração e valorização das áreas comuns dos empreendimentos.  “Em quatro meses devemos fechar o planejamento. Já a implementação do plano deve levar mais ou menos um ano e meio”, revela Syllos. 

“Hotel é um negócio local, que deve congregar também quem mora na cidade. Temos que nos adaptar a isso, o que passa por um maior investimento em A&B (Alimentos & Bebidas) para atrair o morador também”, afirma o executivo. “Nossa busca é por ter controle total sobre tudo que nossos empreendimentos têm como oferta”, complementa.

Em relação às inaugurações previstas este ano, todas são de categoria midscale, à exceção do hotel em Curitiba. Localizado no bairro Portão, a unidade será da marca Slim (econômico). “Com essas aberturas vamos gerar quase 600 empregos diretos”, finaliza.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News