Hotel Del Fiol - In Loco

Esta foi a segunda vez que nos hospedamos no Hotel Del Fiol, situado em Tatuí (SP), a 120 quilômetros da capital. Inicialmente, estivemos por lá no final de junho deste ano, quando foram apresentadas suas novas dependências e fase de operação, em soft opening. Voltamos agora, na semana passada, para a inauguração oficial e aproveitamos para produzir este In Loco Especial.

O Del Fiol tem história. Já contamos parte dela nas matérias produzidas e que podem ser lidas pelos links acima. É um empreendimento com alma e octagenário — completou 82 anos em julho deste ano. Não à toa, acaba tendo uma egrégora propícia para o acolhimento dos hóspedes.

Oswaldo e Yolanda, pais do atual proprietário Raul Antonio Del Fiol, geriram o hotel por mais de 45 anos. Eles tinham o lema de fazer amigos, antes dos negócios em si. "Essa filosofia continua plenamente nos dias de hoje e o atendimento é um dos nossos principais atributos", garante Raul, que representa a terceira geração dos hoteleiros da família Del Fiol.

Raul: terceira geração de hoteleiros na família Del Fiol

Del Fiol: um hotel temático

Tatuí é reconhecida (por lei estadual) como a Cidade da Música. Seu conservatório, que foi idealizado pelo tio de Raul, é considerado a maior escola de música da América Latina e a mais tradicional do Brasil. Como não poderia ser diferente, o empreendimento tem como tema a música. Seus quartos possuem QR Codes que fazem tocar no smartphone a música cujo trecho está escrito nas paredes sob a cama.

No lobby, além do piano de cauda, há um Pentagrama do Tempo, que mostra a evolução da família, do hotel e da própria musicalidade brasileira. "Conseguimos resgatar encontros de diversos grupos de pessoas, que vem para cá para conversar, cantar e tocar seus instrumentos. Ações como essa sempre foram nossa essência", diz Fábio Rogério Vieira, gerente geral do hotel e um dos colaboradores mais antigos do Del Fiol.

"Com a reforma que fizemos, começamos a receber hóspedes corporativos que trabalham em outros municípios como Cerquilho (SP) e Boituva (SP). Isso nos faz ser, com certeza, o melhor hotel da cidade e da região", salienta Vieira.

O Hotel Del Fiol conta com 105 apartamentos, restaurante Matriz 26, com cardápio assinado pela chef Paula Labaki, bar, sala para eventos e estacionamento

Confira abaixo as fotos das áreas sociais do hotel.

Hotel Del Fiol: gastronomia de assinatura

O restaurante Matriz 26 é a grande atração gastronômica da unidade. O cardápio desenvolvido por Paula, especialista em carnes preparadas no fogo, contempla cortes nobres como o Angus.

"Foi com muita alegria que recebi o convite para assinar o cardápio do Del Fiol. Nasci em São Paulo e com 40 dias de vida minha família mudou para uma fazenda no interior, onde morei até os 16 anos", relembra a chef. "Assim, tive a oportunidade de voltar as minhas origens, sempre pensando em carnes, que é mesmo minha especialidade", completa.

Ela diz que a ideia de montar uma steak house trouxe também a oportunidade treinar a equipe da cozinha desde o início. "Todo o staff começou do zero. Isso foi muito produtivo, pois pudemos implementar todos os conceitos. A equipe ainda está em formação, assim como o próprio restaurante, que por ser orgânico, estará sempre mudando, mas trazendo novos sabores e mais qualidade. Não teremos um cardápio fixo, trabalharemos com a sazonalidade. Aqui não utilizamos nenhum produto industrializado, tudo é muito saboroso", salienta Paula.

Paula treinou a equipe desde o início do restaurante

Matriz 26: muito sabor

Paula implementou também uma verdadeira parrilla unindo as tradições argentinas e uruguaias, que preparam os grelhados mais pertos do fogo. Com isso, pudemos experimentar, durante nossa estada, um choripan, sanduíche de linguiça com o molho chimichurri e um pão pra lá de fresquinho. Provamos também um chorizo, que se mostrou muito macio e saboroso. Os acompanhamentos foram variados, como batata rústica, saladas, farofa e legumes grelhados.

Para os vegetarianos e veganos, a chef Paula enfatiza que existem pratos no cardápio para esse público. "Hoje, temos que pensar em todos os segmentos, e com certeza criamos pratos sem glúten, lactose e, obviamente, sem proteínas animais. Temos duas churrasqueiras, uma para proteínas e outras para legumes e verduras", afirma. As opções incluem massas, risotos e os deliciosos legumes grelhados.

Confira abaixo, na galeria, as fotos da gastronomia do Hotel Del Fiol. E se você resolver ir almoçar lá em um fim de semana, com certeza podemos nos encontrar.

A experiência de hospedagem

O Hotel Del Fiol conta com 105 apartamentos, distribuídos em três alas. Todas as habitações mantém o mesmo padrão, mas, com certeza, você irá desejar se hospedar na nova torre, que tem 10 pavimentos

— as demais têm dois e três andares. Nesse edifício, todos os quartos estão voltados para o Leste, com uma vista de 180º de Tatuí, e foi em um deles que nos hospedamos.

As habitações contam com armário (sem portas), ar condicionado inverter, cofre, frigobar, bancada, TV e aparelho telefônico. As configurações das camas podem ser twin ou casal 

— ponto para o hotel no quesito flexibilidade. Os banheiros são amplos o suficiente, com pia, secador de cabelos, espelho de aumento e box compacto com chuveiro.

Por sua recente construção, tudo é novo em folha, o que causa uma boa impressão.

Veja fotos da experiência de hospedagem na galeria abaixo.

(*) Créditos das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News