Intercity ManifestoICH administra 43 unidades em todas as regiões do país

A ICH Administradora de Hotéis, operadora das marcas Intercity, Yoo2 e hi!, lançou manifesto esclarecendo as medidas operacionais que tomará durante a pandemia relacionada ao Covid-19. Assim que o surto chegou ao Brasil, a empresa criou um comitê de crise, formado por diretoria e consultores externos, incluindo um infectologista.

Com reuniões diárias para definir ações e ciente de que a situação poderá se intensificar nos próximos dias, a ICH reduziu a jornada de trabalho dos colaboradores e já definiu a suspensão temporária das atividades de poucos hotéis. Entre eles, o Intercity Portofino Florianópolis, que respeita o decreto do governo local. A grande maioria das 43 unidades geridas pela empresa permanecem aberta.

Em contato com a reportagem, Alexandre Gehlen, diretor geral da ICH, revela que a interrupção das atividades nas unidades escolhidas para parar deve ocorrer nos próximos dias. Mais ainda, ele destacou que os investidores desses hotéis entenderam o momento difícil que a hotelaria está passando e concordaram com a medida. 

ICH: estratégias

Marcelo Marinho, diretor executivo da ICH, detalhou a estratégia utilizada para definir as unidades que permanecem em operação. "Obviamente, decidimos com base no break even de cada hotel. Falamos também com parceiros internacionais para entender melhor o histórico que já tinham. Além disso, em cima do dever moral na preservação de nossos colaboradores, mantendo-os em segurança, assim como de hóspedes e fornecedores, decidimos quais empreendimentos suspender a operação", explicou Marinho, em entrevista exclusiva ao Hotelier News.

Como garantia, a ICH contratou a consultoria de um infectologista, que atuará até o fim da pandemia. "O infectologista ajudou muito a derrubar fake news como as relacionadas com a alimentação, onde o vírus não atua, e a direcionar as equipes no mantenimento das perfeitas condições de higiene", ressaltou o executivo.

Com 90% de seus 120 colaboradores do escritório corporativo em casa, a ICH manterá uma equipe mínima de segurança, manutenção e limpeza em cada uma das unidades pausadas na operação. "Temos que estar preparados para reabrir assim que o mercado voltar ao normal", explica Marinho.

ICH: medidas preventivas

A ICH enfatiza que a segurança e o bem-estar de seus hóspedes e colaboradores é uma prioridade. Seguindo a orientação de autoridades de saúde pública e governamentais, a empresa reforçou as recomendações e medidas de segurança com suas equipes de gerenciamento. Para tornar ainda mais rigorosos os procedimentos de prevenção, tomou medidas adicionais, orientadas pelo consultor infectologista: 

– Reduziu a jornada de trabalho das equipes dos hotéis e adotou o formato home office para as equipes administrativas; 
– Seus colaboradores estão continuamente recebendo instruções e protocolos operacionais aprimorados; 
– Redobrou os cuidados com a higienização dos quartos, com uso de produtos antibacterianos; 
– Aumentou a frequência de limpeza das áreas públicas, incluindo balcões de recepção, elevadores, maçanetas, mesas e cadeiras do restaurante, entre outros;
– Disponibilizou álcool gel de fácil acesso para colaboradores e hóspedes; 
– Suspendeu o acesso às áreas de lazer como academias, piscinas, saunas, entre outros;
– Ajustou o serviço de alimentos e bebidas de acordo com as recomendações de segurança alimentar. O buffet de café da manhã foi suspenso e será servido em formato continental no restaurante e/ou no apartamento sem custo adicional. 

Em relação às reservas, a ICH também flexibilizou sua política. O cliente que precisar alterar uma reserva feita diretamente em algum dos hotéis, central de reservas ou site, pode entrar em contato pelo e-mail [email protected]. Já, para as reservas feitas em outros sites de viagens, o contato deve ser feito diretamente com o intermediário.

(*) Crédito da foto: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) Imagem do manifesto: Divulgação/ICH