IHG - smart roomsSmart Rooms já operam em dois hotéis chineses

Em parceria com a gigante chinesa Baidu, a InterContinental Hotels & Resorts quer entrar na era da hospitalidade inteligente. A bandeira do IHG (InterContinental Hotel Group) lançou os Smart Rooms, equipados com Inteligência Artificial (IA), em propriedades na China. Segundo as duas empresas, a ideia é redefinir a experiência de hospedagem a partir do projeto. 

A solução de IA usada nos quartos é desenvolvida a partir da plataforma DuerOS, da Baidu. Os Smart Room fazem uso de controle de voz para ligar os hóspedes à área operacional dos hotéis. Com isso, bastarão poucas palavras para pedir room service ou chinelos do tamanho 42, por exemplo, sem necessidade de esperar pela telefonista. São informações valiosas, que guardadas no sistema, podem redundar em atendimento personalizado na volta do cliente ao empreendimento.

Mais ainda, os hóspedes podem alternar livremente entre os modos de trabalho e de lazer, desfrutando de uma experiência de serviço de quarto mais conveniente. A ideia, dizem as duas empresas, é oferecer uma experiência interativa mais humana possível com o computador.

IHG: uso começa na China

Os dois primeiros hotéis a contar com os Smart Rooms são o InterContinental Beijing Sanlitun, em Pequim, e o InterContinental Guangzhou Exhibition Centre, em Guangzhou. Segundo o IHG, 100 unidades equipadas com a tecnologia estarão disponíveis nos hotéis da bandeira nas principais cidades da China em menos de um ano. O mercado chinês vem recebendo bastante atenção da rede britânica. Em maio, a empresa fechou acordo com investidores locais para a abertura de 10 empreendimentos no oeste do país

“A IHG sempre esteve na vanguarda da inovação. Estamos entusiasmados por ser pioneiros no setor de hospitalidade a explorar novas possibilidades de experiência com nossos hóspedes”, afirma Lin Wang, vice-presidente de Marketing da IHG na China. “Os Millennials são particularmente sensíveis à tecnologia, abertos a novas experiências tecnológicas. Os Smart Room serão, sem dúvida, extremamente atraentes para eles, abrindo caminho para um novo nível de modernização e satisfação do consumidor”, completa.

IHG e Baidu assinaram uma parceria estratégica para aplicação de AI no setor hoteleiro em novembro passado. Desde então, as duas empresas vêm testando várias soluções.

(*) Crédito da foto: Divulgação/InterContinental Hotel Group