Obras do hotel levarão 10 anos para serem concluídas

Grandioso, impressionante, inovador e, sobretudo, eco-friendly. Parceria da IHG (InterContinental Hotel Group) com o desenvolvedor imobiliário chinês Shimao Group, o InterContinental Shanghai Wonderland inaugura no final do ano. O empreendimento tem como diferencial ser construído em meio a uma profunda e antiga pedreira nas cercanias de Xangai, onde também será feito um lago artificial.  

Com quase 5,7 mil metros quadrados (m²) de área construída, o hotel de luxo terá 18 andares. Um detalhe chama atenção: dois pavimentos ficam acima do solo, 16 dentro da pedreira e dois embaixo d'água. No total, são 336 quartos e suítes, sendo essas com varanda, que permitirão aos hóspede visualizar a cachoeira da encosta que a circunda.

O design impressionante do hotel aproveita a localização e os elementos naturais ao redor, como mostra a imagem acima. Uma "cascata" de vidro escorre pela fachada, “dividindo” o prédio no meio. Com isso, o hotel da IHG, que teve lucro no primeiro semestre, inova na relação entre arquitetura, hotelaria e natureza.

InterContinental Shanghai Wonderland

Os andares abaixo d'água terão um restaurante que fica de frente para um aquário. O hotel terá ainda um complexo de lazer, piscina e, no lago formado no interior da mina, será possível fazer diferentes esportes aquáticos e radicais, como bungee jumping e caiaque. O rooftop, que fica no nível do solo, será coberto com grama e árvores para se ajustar à topografia e ao meio ambiente circundante.

InterContinental Shanghai Wonderland - foto aéreaProjeto é do escritório Atkins Architecture

O InterContinental Shanghai Wonderland não tem apenas um projeto arquitetônico deslumbrante. O hotel foi construído com conceitos sustentáveis e terá um extenso programa de sustentabilidade. Autossuficiente, terá sua energia produzida a partir de geradores geotérmico e solar próprios.

Uma maravilha da engenharia e da arquitetura, o InterContinental Shanghai Wonderland foi projetado pelo escritório Atkins Architecture, que fez também o famoso Burj Al Arab, em Dubai. No total, as obras do empreendimento vão levar praticamente uma década. A construção ficou interrompida durante alguns anos porque eram necessárias novas soluções para transportar materiais para dentro da pedreira.

(*) Crédito da capa e da foto: Divulgação/Atkins Architecture

(**) Crédito da foto: Alamy/Zuma Press