São Paulo - Isenção de VistoCanadá, Japão e Austrália serão os outros países contemplados

Apresentada na segunda quinzena de janeiro, a isenção de vistos para determinados países deve se tornar realidade amanhã (19). A decisão, que inclui Canadá, Austrália, Japão e EUA, principalmente, não foi anunciada oficialmente, mas já agrada líderes do turismo do país. É o caso de São Paulo, que na visão de Vinicius Lummertz, secretário de estadual de Turismo, será beneficiada com a mudança.

“Sempre defendi a isenção de vistos desde quando assumi a Secretaria Nacional de Políticas do Turismo, passando pela minha gestão como presidente da Embratur e ministro do Turismo”, afirma. O atual chefe do turismo paulista acredita que o número de turistas vindos das regiões contempladas deve aumentar drasticamente.

O anúncio oficial será feito pelo presidente Jair Bolsonaro durante um encontro com Donald Trump, chefe de estado norte-americano, em Washington.

São Paulo: processo longo

O assunto, de fato, está presente no setor há algum tempo. Além da liberação por completa do visto, uma das demandas importantes entregues aos presidenciáveis no ano passado, Lummertz explica que o início do processo se deu em novembro de 2017. 

“Quando o Governo Federal liberou o e-Visa (visto eletrônico) para os mesmos países, era possível enxergar a evolução dessa ação”, diz o secretário. “O resultado foi um aumento de 40% no volume de vistos pedidos em 2018. A ampliação desse tipo de ação só pode ser benéfica, principalmente para São Paulo”, ressalta Lummertz.

 

 

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-SP