MTur- planejamentoReunião de apresentação do planejamento estratégico do Ministério do Turismo

Comprometido com as medidas de retomada do setor, o MTur (Ministério do Turismo entregou o planejamento para os próximos três anos. Apresentado ontem (27) ao Comitê de Governança do órgão, o projeto destaca 24 iniciativas a serem priorizadas no período. 

Primeiro a apresentar o plano, o ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, destacou também na reunião iniciativas como o Investe Turismo, turismo náutico e o Revive Brasil. Há ainda a preocupação com a retomada do setor, após o período de pandemia. Para tanto, a pasta será prioridade em investimentos, segundo decreto presidencial. 

“Se conseguimos ser o primeiro a apresentar este plano, considero que temos todas as ferramentas necessárias para sermos o primeiro a entregar o planejamento da retomada. Isso mostra a eficiência do ministério e o comprometimento de quem aqui trabalha. Queria agradecer o trabalho de excelência da equipe que esteve à frente desse projeto”, comentou o ministro.

MTur: planejamento

A entrega é resultado de um trabalho iniciado ainda em 2019. O documento contempla medidas de curto a longo prazo. Temas como manutenção/recuperação do emprego e renda, agregar valor e sustentabilidade à atividade turística, bem como o fortalecimento de negócios em novas bases, são algumas das propostas.

Além disso, há também a preocupação em transformar o turismo nacional através de um cenário competitivo e sustentável. Para o processo de implementação, o Planejamento Estratégico será acompanhado por um sistema de monitoramento e avaliação.  O objetivo é que ao longo do processo ocorram revisões e aprimoramentos, caso necessário.

(*) Crédito da foto: Roberto Castro/MTur