MTur - parceria IBGEQuestionário poderá ter até 48 perguntas sobre o setor de viagens

A partir de agora, o turismo nacional poderá aferir informações importantes, e em grade escala, sobre o setor. Ontem (27), o MTur (Ministério do Turismo) anunciou parceria com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Com o acordo, os questionários aplicados pelos agentes da PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) terão questões relacionadas à indústria de viagens.

Ao todo, segundo o Mtur, 48 perguntas sobre o setor de turismo serão incluídas nos questionários. Ainda assim, a quantidade de questões dependerá do número de viagens realizadas pelos integrantes do domicílio. A parceria já começa a valer a partir das próximas visitas domiciliares dos colaboradores do IBGE, que foram treinados ontem, em Brasília.

Com a parceria, a pasta amplia a geração de dados relevantes sobre o setor. Hoje, o MTur já promove uma série de levantamentos sobre o mercado. Promovida a partir de 39 mil entrevistas com viajantes estrangeiros em 2018, a pesquisa Demanda Turística Internacional é um bom exemplo. Divulgado no início do mês, o estudo mostrou que, entre outras coisas, 95,4% dos turistas estrangeiros pretendem voltar ao país.

MTur: mapeamento do mercado 

Para Marcelo Álvaro Antônio, ministro do Turismo, a cooperação com o IBGE será vital para mensurar o alcance das políticas públicas implementadas pelo MTur. “Precisamos monitorar o comportamento do setor turístico brasileiro e ver se as ações chegam na ponta”, observa. Ele acrescenta que os últimos resultados das pesquisas feitas pela pasta demonstraram uma perspectiva otimista. “O turismo no centro da agenda estratégica do Brasil proporciona isso. Vivemos um momento único, que oferece uma excelente oportunidade ao nosso país”, avalia.

Segundo o MTur, o treinamento realizado ontem, que teve participação dos pesquisadores da PNAD Contínua, será estendido para todos os estados. A pesquisa vai abranger periodicamente 211 mil domicílios no país. De acordo com o IBGE, cerca de 2 mil agentes participam da PNAD Contínua. “A pesquisa vai gerar informações detalhadas sobre essa demanda e orientar melhor as políticas públicas de desenvolvimento social e econômico do turismo”, afirma Marcelo Garcia, subsecretário de Inovação e Gestão do Conhecimento (SIG) do MTur.

(*) Crédito da capa: andibreit/Pixabay

(**) Crédito da foto: ASSY/Pixabay