Goiânia - Verão LegalEm Goiânia, 107 meios de hospedagem foram visitados pelos fiscais do MTur

Promovida pelo MTur (Ministério do Turismo), a operação Verão Legal esteve em Goiânia até ontem (08), sendo mais uma capital visitada. Segundo o MTur, dos 107 meios de hospedagem visitados, 89 foram notificados por não terem não terem apresentado o Cadastur. Dessa forma, nessa etapa goiana da iniciativa, 83% dos estabelecimentos estavam sem cadastro no sistema do ministério.

Desde que foi lançado, em setembro de 2017, o programa já esteve em 12 cidades, casos de Rio de Janeiro, Aracaju, Maceió e São Luís, entre outras. O objetivo da fiscalização é sensibilizar os prestadores de serviço turístico sobre a importância de estar regularizado. Além de trazer uma série de vantagens, como acesso a financiamento em bancos oficiais do governo e cursos gratuitos do MTur, o estabelecimento também mostra para o cliente que realiza um trabalho legal, sério e seguro.

“Temos contato de órgãos de turismo e de próprios empresários que reconhecem que essa é uma ação fundamental rumo à formalização de toda a atividade turística do Brasil. Obviamente, é uma ação que também beneficia o turista que se sente mais seguro ao contratar um serviço cadastrado no ministério”, comentou Rodrigo Rios, fiscal do MTur.

Operação Verão Legal

É muito fácil realizar o cadastro: basta acessar o site do Cadastur, escolher o item “Sou prestador” e preencher os dados básicos. A ferramenta foi modernizada em todo o Centro-Oeste, é de fácil compreensão e o prestador vai conseguir realizar uma rápida inscrição. Lembrando que o cadastro é obrigatório para todo o Brasil e quem não se regularizar poderá ser autuado e pagar uma multa de até R$ 854 mil.

Segundo a Lei Geral do Turismo, o cadastro é obrigatório para agências de turismo, meios de hospedagem, guias de turismo e parques temáticos, entre outros estabelecimentos. Em dezembro de 2017, foram identificados 64.591 registros no sistema, crescimento de 14% frente a igual período de 2016. Até abril, os fiscais do Ministério visitarão todas as capitais brasileiras.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Blog Cidades em Fotos