hotéis de santa catarinaHotéis de pequeno porte são maioria

Depois de antecipar alguns detalhes durante o Encatho e Exprotel 2018, a Fecomércio SC divulgou a íntegra de seu mais recente estudo sobre a hotelaria local. O levantamento, nomeado Perfil do Setor Hoteleiro, mostra características dos equipamentos de hospedagem do estado, como se distribuem e, mais ainda, escancara a predominância dos pequenos hotéis. O empreendedorismo familiar ainda é muito superior à presença de redes no ramo.

Num resumo dos dados apresentados, é possível dizer que os meios de hospedagem em Santa Catarina têm, em média, 21 anos de funcionamento. A maior parte ainda é formada por estabelecimentos independentes com administração familiar e a maior concentração está no Vale do Itajaí (39,7%).

Sobre a classificação, o estudo aponta que a maioria se autodenomina como hotéis (63,4%); esses possuem média de 47,65 unidades habitacionais e 110,16 leitos. A região com maior quantidade de leitos é a Grande Florianópolis, com 163, em média. As imediações da capital têm o número turbinado pelas propriedades maiores.

As cercanias da capital catarinense também são foco de outra análise interessante. A Grande Florianópolis é região com maior média de empregados, com 39, o que pode ser explicado com a presença de empreendimentos de maior porte. A região do Vale do Itajaí, com média de 21 empregados, tem a segunda maior média, e a que mais se aproxima da média geral, fixada em 20,6.

Estrutura dos hotéis catarinenses

Querendo entender a qualidade do serviço oferecido, a Fecomércio SC também levantou o tamanho e a diversidade da estrutura hoteleira. A primeira questão verificada nesse sentido foi a climatização. O principal equipamento indicado pelos pesquisados foi o ar condicionado, presentes em 93,2% da oferta. Outros 31% alegaram que utilizam ventiladores nos quartos – lembrando que na pesquisa era possível escolher mais de uma opção. Cerca de 4% oferecem sistema de calefação.

Os pesquisadores apuraram também que 50,5% das unidades não têm restaurante; 54% não possuem piscina; e 78,6% operam sem academia ou espaço fitness. Ainda sobre ausências, 66% sentem falta da sala de jogos, 75% do playgoud ou parque infantil e 82% da sauna. As salas de eventos também são um gargalo: 54,2% dos meios de hospedagem do estado não possuem estrutura para convenções.

Todos os dados da pesquisa podem ser acessados clicando aqui.

(*) Crédito da foto: Ahgomaaz/Pixabay