PIB - resultado 3º trimestreIBGE também revisou para cima o resultado do segundo trimestre do ano

O PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro acelerou ligeiramente a expansão no terceiro trimestre, em um resultado acima do esperado. Frente aos três meses anteriores, a atividade econômica do país avançou 0,6%, informou hoje (3) o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Na comparação com igual período de 2018, a expansão é um pouco maior, de 1,2%. A expectativa do mercado, medida pela Reuters, era inferior. Segundo a pesquisa da agência de notícias, o crescimento do PIB frente aos três meses anteriores seria de 0,4%, enquanto sobre igual intervalo de 2018 ficaria em 1%.

PIB: performances revisadas

Também hoje na coletiva de divulgação dos resultados, o IBGE confirmou que revisou o PIB do segundo trimestre de 2019. De acordo com o instituto, o indicador aumentou para 0,5%, ante expansão de 0,4% anunciada inicialmente – a base de comparação é frente aos três meses anteriores.

O IBGE também revisou o dado do primeiro trimestre, que passou a uma estabilidade, após divulgação inicial de queda de 0,1%. Por fim, o desempenho consolidado de 2018 também foi revisto. Segundo o instituto, a atividade econômica do país cresceu 1,3%, sobre aumento de 1,1% divulgado antes.

(*) Crédito da foto: InstagramFOTOGRAFIN/Pixabay