Portugal anota recorde na recepção de brasileirosLisboa segue com grande preferência do público mas outras cidades ganharam boa visitação também

A presença brasileira em Portugal bateu um recorde histórico na temporada 2017. Dados do INE (Instituto Nacional de Estatística) apontam que 869 mil turistas do País visitaram a nação de Camões. O número representa alta de 39% frente a 2016, quando 624 mil brasileiros estiveram em terras lusitanas. Ainda segundo o instituto, o público nacional foi o que mais cresceu entre viajantes de todo o mundo no mercado português.

Pesquisadores do INE salientaram que o Brasil se tornou líder na emissão de turistas para Portugal, desconsiderando-se países europeus. Em termos gerais, os brasileiros aparecem em quinto lugar, atrás apenas de viajantes do Reino Unido, Alemanha, Espanha e França.

O crescimento da “invasão” brasileira não se resumiu apenas aos grandes centros de Portugal, casos de Lisboa e o Porto. Regiões periféricas também entraram no roteiro dos viajantes do País, incluindo as ilhas. O fluxo turístico nacional se expandiu 43% frente a 2016 nas regiões centrais, 58% no Algarve e impressionantes 141% nos Açores.

A alta já era prevista pelo Departamento do Turismo de Portugal. "Isso mostra que os brasileiros não se limitam mais aos grandes centros. Optaram também pelo interior e as ilhas", diz Bernardo Cardoso, diretor do Turismo de Portugal no Brasil. "Não é exagero dizer que o Brasil está redescobrindo Portugal por todos os cantos", complementa.

Portugal: razões para o recorde

Na avaliação de Cardoso, projetos bem estruturados focados na captação de público em potencial explicam o resultado. Segundo o executivo, as iniciativas se sustentam em três pilares: ações de capacitação, melhor distribuição dos segmentos turísticos e aproximação com imprensa e influenciadores.

"Complementamos isso com a participação nas principais feiras do país, como Abav Expo e Travelweek, cada uma com seu público", conta Cardoso. "Acredito que essas ações tiveram um peso significativo nesse aumento de 39% de turistas. A expectativa é alargar esses números ainda mais, pois temos um plano estratégico muito forte para o Brasil", acrescenta.

Números gerais

No total, Portugal recebeu 20,6 milhões de turistas em 2017, 9% a mais do que no ano anterior. Desses, 12,6 milhões eram estrangeiros, outro recorde histórico. O faturamento da hotelaria também registrou crescimento de dois dígitos: alta de 16,6% em relação a 2016. Segundo o INE, os gastos totais estimados somaram € 3,4 bilhões, incluindo visitantes locais.

As receitas com turismo e viagens representam 10% do PIB (Produto Interno Bruto) português, que cresceu 2,7% em 2017. Vale lembrar que o país lusitano foi eleito, no final do ano passado, o melhor destino turístico do mundo pela WTA (World Travel Awards).

* Foto de capa: pixabay/Laura Rinke