Presença de turistas brasileiros na Turquia aumenta 58% em 2018

turquia - brasileirosCerca de 65 mil brasileiros visitaram a Turquia este ano

O número de turistas brasileiros que escolheu a Turquia como destino para suas viagens aumentou em 2018. Isso é o que aponta o Escritório de Cultura e Turismo da Turquia em São Paulo. Segundo a organização, o índice aumentou 58% na comparação entre janeiro a outubro deste ano com o mesmo período em 2017.

Em oito meses, cerca de 65 mil turistas oriundos do Brasil foram para algum destino turco. No ano passado, esse indicativo era de 41 mil. 

De acordo com Ahmet Çanga, representante do turismo turco na capital paulista, a projeção para 2019 é seguir em movimento de alta. "Em 2019 Brasil e Turquia celebram 117 anos de relações comerciais entre os países. Acreditamos na manutenção do crescimento", pontua.  

A expectativa de crescimento e os bons números do ano não estão restritos ao Brasil. Çanga acrescenta que a América Latina toda passou a visitar mais os destinos turcos. Ao longo da temporada, foram 220 mil viajantes latino-americanos, o que representa aumento de 62% sobre 2017. 

Razões para ir à Turquia

Sobre as razões do aumento em 2018, o executivo aponta a questão cambial como fator fundamental. Ele destaca que, durante quase todo o ano, a lira turca – moeda daquele país – esteve em cotação mais baixa que o real (uma lira turca custa, em média, 50 centavos da moeda brasileira). 

Outro fator que contribuiu para a ida de viajantes foi a não obrigatoriedade de visto para entrar na Turquia.

O interesse de turistas do Brasil pelo país europeu esteve em evidência num recente levantamento feito pelo Booking.com. Na pesquisa, Istambul apareceu entre os cinco destinos mais reservados na plataforma em 2018.

(*) Crédito da foto: Ridwan Meah/Unsplash

Comentários