Pumma Business é o hotel com a melhor infraestrutura de Canaã dos Carajás

Para falarmos do Pumma Business Hotel, localizado em Canaã dos Carajás, no Pará, primeiro precisamos entender um pouco sobre o destino, que é uma das maiores áreas de exploração de minérios do mundo, estendendo-se por 900 mil km². Para se ter uma ideia da magnitude dessa área, ela corresponde a um décimo do território brasileiro. Além disso, é lá que está a maior reserva de minério de alto teor de ferro do mundo, onde são extraídos bauxita, cassiterita, cobre, manganês, níquel e ouro. 

Idealizada nos anos 1970, o Projeto Grande Carajás foi o início de toda a história da exploração na região, que foi sempre tocada pela Vale, a terceira maior mineradora de ferro do planeta. Há 18 meses a empresa inaugurou o complexo minerador S11D, o maior da história da Vale. A S11D, que fica em Canaã dos Carajás, tem como meta produzir 90 milhões de toneladas de minério ao ano até 2020 – a produção atual é de 22 milhões de toneladas. É bom esclarecer também que o S11D é apenas um dos projetos existentes – ao todo são mais cinco complexos, que devem ser desenvolvidos assim que o volume de produção for crescendo. 

E é no centro de tudo isso que Canaã dos Carajás está inserido. O município, que hoje tem cerca de 37 mil habitantes, possui o maior índice de renda per capita do Pará. "Estamos no centro de todos os acontecimentos que, por enquanto, estão sendo guiados por toda a operação que acontece no complexo S11D", afirma Rafael Grecco, gerente geral do Pumma Business Hotel. "E é para cá que grande parte da força de trabalho que envolve as operações como diretores, executivos e profissionais especializados", completa o executivo.

Com a localização do Aeroporto Carajás-Parauapebas sendo distante 84 km, Canaã dos Carajás tem sido favorecida como escolha de hospedagem para os envolvidos do complexo S11D. "Além da Vale, temos outras mineradoras na região, o que realmente fazem nosso destino ter muito potencial de crescimento. Estamos satisfeitos em saber que com a constante e crescente demanda do projeto S11D, já nos proporciona uma taxa de ocupação expressiva para tornar a operação viável”, comenta Grecco.

Pumma Business Hotel: o preferido da cidade

Inaugurado em 2015 e com investimentos que chegaram a R$ 20 milhões, o Pumma Business consolidou-se como o melhor hotel de Canaã dos Carajás, superando todos os padrões hoteleiros da região. "Além de uma carteira de clientes já muito sólida, o hotel também é a menina dos olhos da cidade. Em resumo, é aquele que toda noiva sonha tirar fotos e passar a noite de núpcias. Isso possibilitou um grande incremento de receita junto aos locais com venda de pacotes e abertura do restaurante para passantes", afirma o gerente geral.

Com uma estrutura que contempla 101 unidades habitacionais, restaurante, sala de eventos para 200 pessoas e área na cobertura para eventos sociais, além de piscina, sauna e academia de ginástica, o Pumma Business se destaca do cenário hoteleiro local seja pela diária média, que chega a ser 40% maior do que dos outros meios de hospedagem ou pela sua própria construção, que não economizou nos materiais utilizados.

Confira na galeria as fotos das áreas públicas do Pumma Business Hotel.

Pumma Business Hotel: Experiência de Hospedagem

O Pumma Business Hotel oferece 101 apartamentos, divididos em quatro pavimentos. Ao todo são três categorias: Luxo (95), Master (4) e Presidencial (2). A reportagem do Hotelier News hospedou-se em um Luxo, com vista à piscina, com 25 metros quadrados. A habitação é confortável e conta com bancada de trabalho, ar condicionado split, TV com programação a cabo, frigobar, armário e aparelho de telefone, além de conexão wi-fi à internet. Bem decorada, a habitação, experimentada pela reportagem, atende muito bem as necessidades de até duas pessoas. O banheiro conta iluminação e ventilação naturais, algo que é sempre bom ter em uma hospedagem. 

Visitamos as demais unidades habitacionais do hotel, as suítes Master e Presidencial, ambas com uma área de 50 metros quadrados, ou seja o dobro da outra categoria existente. A Master está configurada para acomodar três hóspedes, com uma cama de casal e outra de solteiro, ou até quatro pessoas se solicitado cama adicional. A acomodação conta com mesa de trabalho e outra para refeições, além de mini cozinha, com pia e forno de microondas. Essas habitações ficam voltadas para a avenida dos Pioneiros e são utilizadas principalmente por famílias que mudam para o destino e que estão a espera de liberação de suas residências pela Vale, hospedando-se geralmente como mensalistas.

Já, as Suítes Presidenciais estão localizadas em um bloco independente, acessadas também pelos mesmos corredores dos outros quartos. A Presidencial conta com um espaço único que inclui cama king size, mesa para refeições ou trabalho, poltrona e banheira de hidromassagem. Essa categoria é muito utilizada para pacotes românticos e de núpcias ou por celebridades e artistas que vão à cidade para realização de shows musicais. 

Veja na galeria abaixo os cliques da habitações do Hotel.

Pumma Business Hotel: Experiência de Gastronomia

Com uma pegada regional, o restaurante do Pumma Business Hotel oferece aos seus hóspedes, além do café da manhã, opções regionais durante o jantar ou pelo room service. O espaço gastronômico conta também com pratos internacionais como grelhados e pescados, além das pizzas. No almoço, como o movimento é mínimo, devido ao fato da grande maioria dos hóspedes estarem nas mineradoras, o atendimento é feito por intermédio de delivery terceirizado de um dos melhores restaurantes da cidade. 

Mesmo com a operação sendo feita em apenas dois períodos, o resultado de A&B (Alimentos & Bebidas) tem crescido. Algumas mudanças no cardápio e ações de divulgação, elevaram o faturamento em 30%.

Tivemos a oportunidade de experimentar, além do café da manhã, que conta com uma tapioca feita na hora, os dois pratos mais vendidos e que levam a iguaria camarão, o Risoto e a Panelinha. Muito bem servidas, as porções atendem no mínimo duas pessoas e são muito caprichadas na quantidade de camarões oferecidas.

Confira abaixo na galeria as fotos que fizemos da gastronomia do Pumma Business Hotel.

(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News

(**) A reportagem do Hotelier News viajou ao Pará a convite do Pumma Business Hotel