Xilopeixe - Costa Brasilis (antes)Veja como o Xilopeixe ficou no final da matéria

Marca registrada de Vila de Santo André (BA), o Xilopeixe foi completamente restaurado. Obra do artista Fernando Sardo, a peça já está de volta à margem do Rio João de Tiba. A empreitada, feita pelas equipes do Costa Brasilis All Inclusive Resort & SPA e da Pousada do Corsário, durou quase uma semana e deixou a peça com cara de novo. 

A ideia de restaurar a obra de arte, criada em 2010 por Sardo, partiu de uma conversa entre moradores e trabalhadores da vila, sendo abraçada pelos dos empreendimentos, que pertence à Samadhi Hotels. Depois de retirado da margem do rio, o Xilopeixe foi transportado para o Costa Brasilis, onde foi cuidadosamente restaurado.

Costa Brasilis: restauração

Todo trabalho foi feito pelos funcionários do Costa Brasilis. Participaram da empreitada Mário dos Santos, chefe de Manutenção, Adelício Felicidade, Jackson Santos e Adilson de Jesus, com a coordenação de Fabiano Rocha, gerente geral do hotel. Mikie Iwakiri, gerente da Pousada Corsário, e Marcelo Bottini, professor do IASA (Instituto Amigos de Santo André), também ajudaram. O IASA, por sinal, tem apoio da rede em outras iniciativas.

“O espírito do projeto do Xilopeixe foi de trabalhar com reciclagem e reaproveitamento de material que estava no lixo e deu super certo. Ele se incorporou perfeitamente ao local e interage com a linda paisagem sem perturbar”, diz Bottini. “Sempre fomos a favor do IASA e o apoiamos financeiramente desde sua fundação. Quando foi cogitada a restauração acolhemos a ideia imediatamente e o resultado não poderia ter ficado melhor”, completa Márcia Bitencourt, diretora Comercial da Samadhi Hotels.

Xilopeixe - Costa Brasilis (depois)Após a restauração, a obra parecia nova

(*) Crédito das fotos: Divulgação/ Samadhi Hotels