O Sesc São Paulo comemora, até o final do ano, 70 anos de ações na área de turismo social. Como parte dessas celebrações, a autarquia promove o "Seminário Internacional Turismo e Direitos num mapa de contradições". O evento pretende discutir as relações entre turismo e direitos humanos e criar reflexões sobre os impactos do setor na sociedade. Programado para os dias 12 e 13 de junho, no Sesc 24 de Maio, o encontro tem inscrições abertas a partir de 2 de maio.

Apesar de sua importância econômica e social, o turismo está repleto de contradições. Culturas e povos correndo o risco de se tornarem mercadorias estereotipadas e a precariedade no trabalho do setor são alguns desses desequilíbrios. O seminário pretende abordar de modo crítico essas questões, contando não apenas com especialistas em turismo, mas com pessoas que se dedicam às esferas da educação, diversidade, patrimônio, políticas públicas, consumo e urbanismo.

Seminário turismo social

O evento pretende também conclamar os interessados pelo tema em participar. O Sesc São Paulo convida as pessoas em discutir o turismo a produzir textos e vídeos para responder a pergunta “Num mundo de desigualdades, turismo é um direito?”.

Os autores dos textos e vídeos com as melhores respostas serão convidados a integrar a programação do seminário para apresentar e desenvolver suas ideias sobre o assunto. Além das despesas com deslocamento e hospedagem, os participantes serão remunerados e seus trabalhos publicados no Portal Sesc e nos materiais institucionais que serão produzidos.

O presente concurso aceitará trabalhos de linguagens e formatos diversos, não se restringindo a trabalhos de cunho acadêmico, desde que relacionados à pergunta proposta. O envio de sugestões deve ser feito no [email protected] até 16 de abril. O regulamento está disponível aqui.

(*) Crédito da foto: stark8/Pixabay