De Hollywood, Miami, Estados Unidos*

Phocuswrigt Conferece - Steve Kaufer_TripAdvisorSteve Kaufer: lançamento no feed de notícias trouxe bons resultados

Logo após o início das atividades no Center Stage na manhã de hoje (20), a programação da Phocuswright Conference continuou em grande estilo. Em sequência, executivos de TripAdvisor e Google subiram ao palco para falar um pouco do que planejam para os próximos anos dentro da indústria de viagens. Enquanto o primeiro pretende ser mais e mais relevante para seus usuários, o segundo aposta na IA (Inteligência Artificial) e no machine learning para impactar usuários e seus clientes dentro do setor.

CEO do TripAdvisor, Steve Kaufer fez um balanço do lançamento do social feed dentro da plataforma, ocorrido no ano passado. “O site foi criado para que pessoas ajudem outras a planejar suas viagens, de forma que a experiencia fique mais e mais personalizada”, explicou. “Com o feed, passamos a auxiliar os usuários não só no planejamento das férias, mas também quando chegam ao destino”, completou.

Kaufer falou também que o novo app, de certa forma, encaixa-se nessa estratégia. “Trabalhamos para que nossas funcionalidade sejam convenientes para os usuários. Então, no app, ele encontra uma experiência de navegação praticamente igual a do desktop”, destacou. Em 2020, o TripAdvisor celebra 20 anos de fundação, mas como seu CEO vê o futuro da companhia? Como continuar inovando? 

“Até aqui conseguimos, em alguns casos, fazer isso melhor do que outros concorrentes, mas só se faz isso tomando riscos’, afirmou Kaufer. “Certo é que não estamos nem perto de resolver todas as questões relevantes que envolvem viajantes e suas viagens. Então, os desafios são grandes, mas esperamos continuar entregando a melhor experiência para nossos usuários, o que necessariamente passa por inovar”, acrescentou.

Phocuswright Conference - Oliver Heckmann_GoogleHeckmann mostrou os avanços da ferramenta de tradução do Google

Phocuswright Conference​: tecnologia 

Já Oliver Heckmann, vice-presidente de Engineering do Google, mostrou os avanços feitos pela empresa de Mountain View em tecnologias como IA e machine learning e como isso vem impactando o turismo. Além de destacar aplicações para estratégias de precificação, atendimento ao cliente e markteting digital, o executivo abriu sua fala falando sobre como essas tecnologias podem melhorar a experiência durante viagens internacionais.

“Idioma é uma barreira para muitos viajantes. Com machine learning e IA, o poder das ferramentas de tradução aumentou exponencialmente”, comentou Heckmann. “Estamos vendo agora o início de uma nova era para a ciência de computação, e esse é apenas um bom exemplo disso. Na próxima década, a tradução por machine learning será tão boa quanto a feita por humanos. Essa é minha aposta”, completou.  

Vale destacar que, no início do ano, o Google apresentou na CES (Consumer Electronics Show) novas funcionalidades do Google Assistant, caso do intérprete em tempo real. Ainda na feira, a Hyatt Hotels anunciou o desenvolvimento de um projeto piloto com utilização da ferramenta. 

As demais aplicações para as duas tecnologias são em produtos e serviços que a gigante de tecnologia é bastante reconhecida. “Ainda assim, a AI e o machine learning estão nos permitindo praticamente recriar nossos produtos voltados para essas aplicações, tornando-as muitos melhores e mais assertivas”, comentou Heckmann. “Para mim, embora ainda exista muito a fazer e evoluir, acredito que essas tecnologias já nos permitem responder à pergunta tema do evento. A jornada é longa, mas já chegamos ao futuro”, finalizou.

(*) Crédito das fotos: Vinicius Medeiros/Hotelier News