A crise está aí. Sem precedentes, levou a um cenário de caos na hotelaria mundial. Da China aos Estados Unidos, passando obviamente pelo Brasil, o setor agora aguarda o pico da crise passar. De fato, medidas governamentais já foram anunciadas e, além de planejar a retomada, não resta muito o que falar e fazer neste momento. Agora, não podemos ficar parados no Hotelier News. Para dar voz aos hoteleiros e saber o que eles pensam sobre o pós-pandemia, criamos a editoria Três perguntas para.

“Nas próximas semanas, diariamente, vocês lerão o que personalidades do setor pensam sobre o futuro do segmento, sempre com entrevistas ágeis, bem apuradas e com informações relevantes para o mercado”, afirma Vinicius Medeiros, editor-chefe do Hotelier News. “Ficamos muito felizes pelo retorno positivo que tivemos dos profissionais de hotelaria que convidamos para as primeiras matérias. Todos concordaram que já está na hora de olhar o pós-pandemia. Pior não dá para ficar”, completa Peter Kutuchian, CEO e fundador do portal. E, para a estreia do Três perguntas para, contamos com a participação de Roberto Bertino, presidente da Nobile Hotéis.

Pernambucano de Recife, casado e com dois filhos, Bertino iniciou sua trajetória no setor aos 14 anos, atuando no hotel que pertencia aos pais. Cinco anos depois, arrendou a propriedade da família e passou a geri-lo sozinho. Logo depois, fechou com outra unidade na cidadee, ficando à frente dos dois empreendimentos por nove anos. A seguir, foi trabalhar na Atlantica Hotels, onde atuou por sete anos, exercendo diferentes cargos de liderança, de gerente geral a diretor de Operações da rede.

“Com o sonho de voltar a empreender, fundei a Nobile em 2008. Hoje, após 12 anos, a rede é a terceira maior cadeia hotelaria do país, contando com 62 unidades, mais de 2,7 mil funcionários e atuando em três países, o que é um motivo de muito orgulho”, afirma Bertino. “Enfrentamos uma crise sem precedentes. Hoje, 70% do nosso portfólio estão com operações suspensas. Mesmo assim, diante disso tudo, procuramos manter nossa função social. Nosso hotel no Chile, por exemplo, foi transformado em hospital, por meio de uma parceria com o Ministério da Saúde chileno”, completa.

Três perguntas para - Roberto BertinoBertino: crise é sem precedentes, mas oportunidades podem aparecer

Três perguntas para: Roberto Bertino

Hotelier News: O que é mais difícil nesse momento: a crise em si ou a dificuldade de traçar um cenário futuro com clareza?

Roberto Bertino: No meu entendimento é a imprevisibilidade. Enfrentamos uma crise sem precedentes, num cenário nos qual a receita dos hotéis caiu abruptamente da noite para o dia, sem sabermos ainda o que enfrentaremos à frente. Na Nobile, instituímos um comitê de crise multidisciplinar, que está a cargo da execução do nosso plano de ação e de contingências, 100% focado na saúde dos nossos hóspedes e funcionários, buscando ainda fazer uso com austeridade dos recursos dos nossos investidores. Estamos ainda adotando uma comunicação efetiva e transparente com nossos principais stakeholders e, graças a Deus, conseguimos o apoio de todos. Neste momento, tê-los ao nosso lado é vital para atravessar essa crise.  

HN: Como a Nobile Hotéis vem se organizando para o pós-pandemia? 

RB: Mesmo estando com foco no enfrentamento da crise, pois a cada dia aparecem novas e inusitadas situações, criamos três cenários para o pós-pandemia. Antes, um preâmbulo: entendemos que teremos um cenário de retomada lenta, provavelmente com uma demanda interna superior à externa. Primeiro, então, investiremos mais em inovação, algo que já aportamos bastante recursos nos últimos quatro anos, principalmente em Distribuição e ferramentas de gestão. Agora, além dessas duas áreas, preponderantemente direcionaremos mais verba para Business Intelligence (BI). Segundo: em um ambiente com maior demanda doméstica, vamos dar foco nas bandeiras próprias da Nobile, que são mais conhecidas do público do que as marcas internacionais que operamos, além de ter uma relação custo benefício mais vantajosa para nossas operações. Por fim, vamos apostar na implementação de serviços centralizados para redução de custos na ponta. Em resumo, é fazer mais com menos.    

HN: Crises também trazem oportunidades, como ensinamentos valiosos para o futuro. O que você aprendeu?

RB: Aprendi que tudo pode mudar em instantes. Ainda assim, você pode sofrer perdas, mas pode também continuar a crescer na crise. Nas últimas três semanas, desde o anúncio da pandemia e diante do que vem ocorrendo no mercado, novas oportunidades apareceram para a Nobile. Com um time bom e unido, com pessoas certas nos lugares certos, você consegue enfrentar todos os desafios, sobreviver à crise, continuar sonhando e construindo um futuro. É para isso que nos esforçamos diariamente na empresa.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Nobile Hotéis