Hotelaria alemã - berlinO Portão de Brandemburgo é um dos símbolos de Berlin

O valor de mercado da indústria hoteleira alemã dobrou de tamanho nos últimos 10 anos, totalizando atualmente € 52,6 bilhões. Os números integram estudo feito pelo fundo de private equity Union Investment, em parceria com a empresa de pesquisa bulwiengesa AG. O levantamento atribui o crescimento à explosão da hotelaria de rede no país, que puxou a oferta na Alemanha.

De acordo com a Union Investment, o forte desempenho do segmento de redes vem sendo impulsionado pelo aumento da ocupação e pelas tarifas mais altas, o que atraiu investidores. Em paralelo, o número de leitos no país europeu subiu 16,6% na última década. Por fim, o RevPAR cresceu significativamente no período analisado, passando de € 49,9 para € 66,7 (alta de 33,7%). Hotéis econômicos e midscale foram destaque.

"A demanda hoteleira na Alemanha, que cresceu por oito anos seguidos, é o principal fator por trás desse desenvolvimento", avalia Dierk Freitag, sócio da bulwiengesa. “Apesar da concorrência do Airbnb, o mercado continua a crescer de forma constante. Os novos modelos de hotéis também fazem parte desta história de crescimento. Isso inclui os apart-hotéis, que estão atraindo investidores e, portanto, marcam presença em nossa avaliação sobre o mercado”, completa

O levantamento identificou 375,2 mil quartos de hotel na Alemanha, que se espalham por pequenas, médias e grandes cidades. Em 2017, o valor médio de cada apartamento foi de € 140,1 mil, alta de 3,3% ante aos € 135,6 do ano anterior.

Hotelaria alemã: transações caem

A despeito do crescimento do valor de mercado da hotelaria alemã, o número de transações no setor caiu ano passado. O total de negociações no mercado local recuou de € 5,2 bilhões, em 2016, para € 4,2 bolhões, em 2017. “Projetamos que o número de transações continue caindo em 2018”, avalia Martin Schaller, Head da área de Hospitality Asset Management da Union Investment. Estudo chamado "European Hotel Transactions", divulgado anualmente pela consultoria HVS, reforçam a tese.

“A disposição dos detentores de propriedade de se desfazerem de seus hotéis caiu A menor oferta e o aumento nos preços são refletidos em números decrescentes de transações. Os empreendimentos hoteleiros, no entanto, continuam a ser uma classe de ativos altamente líquida”, comenta.

(*) Crédito da capa: sulox32/Pixabay

(*) Crédito da foto: cozmicphotos/Pixabay