sábado, 21/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoRamada Encore Berrini terá robô para atender aos hóspedes

Ramada Encore Berrini terá robô para atender aos hóspedes

Ramada Encore Berrini

Uma onda tecnológica já vigente no exterior, inclusive na área de segurança, começa a ganhar espaço no Brasil. Localizado na Zona Sul de São Paulo, o Ramada Encore Berrini terá um robô autônomo focado no atendimento aos hóspedes. No empreendimento, o equipamento exercerá funções de um concierge, além de outras tarefas repetitivas. A empresa responsável pela Rebeca Berrini, nome dado à máquina, é a XRobô. A unidade integra o portfólio da Vert Hotéis, que este ano fez acordo estratégico com a Atlantica Hotels.

Usando a tecnologia de inteligência artificial, o robô auxiliará no fornecimento de informações aos hóspedes. Entre elas, horários de funcionamento da área de A&B (Alimentos & Bebidas) do hotel, atrações turísticas na região e dicas para utilização do Wi-Fi. Vale ressaltar que a Rebeca Berrini não atenderá a pedidos de itens e tampouco efetuará entregas.

"A inteligência artificial está presente em diversos setores da indústria brasileira", afirma Bruno Guimarães, diretor de Marketing e Vendas da Vert Hotéis. Para o executivo, Rebeca acrescentará ao hotel em produtividade, o que permitirá que os colaboradores se dediquem na experiência do hóspede.


LEIA TAMBÉM


"Essa é uma estratégia da marca Ramada Encore pelo estilo, categoria e características da bandeira. No caso do hotel da Berrini, alinhamos também conceitos de design, arte, tecnologia e informação", conta. O Ramada Encore Berrini, que recebeu investimentos de R$ 40 milhões, abre as portas em 13 de novembro,

Ramada Encore Berrini: o robô

Para ser servido pelo robô, o hóspede deve se aproximar da máquina e dizer o que precisa. Com hardware que permite interpretação de voz e fala, Rebeca possui um corpo em formato humanoide, com rosto, braços e silhueta feminina. O equipamento tem cerca de 1 metro de altura e chega a velocidade máxima de 2,5 km/h.

Decorada com a logomarca do Ramada Encore e um crachá de identificação, a programação permite que Rebeca circule pelo lobby de maneira autônoma. Quedas e colisões com obstáculos são evitadas graças aos sensores de toque, presença e movimento.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Vert Hotéis