sábado, 16/novembro
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Como obter dados significativos para ajudar na precificação

ota insight precificaçãoSites próprios de hotéis e meta-buscadores são boas fontes de dados

Em um mercado tão competitivo quanto a hotelaria, é preciso estar atento aos preços praticados pela concorrência para não ficar em desvantagem. Mas, com tantos meios de distribuição, em que cada um utiliza uma taxa diferente, a comparação pode ficar, além de trabalhosa, incorreta. A OTA Insight, empresa de data intelligence para hotelaria, acredita que a precificação correta é um dos principais pontos para se maximizar a receita dos hotéis. 

Por isso, a companhia dividiu algumas boas práticas para melhor comparar dados. Para realizar uma comparação mais certeira, também é importante saber quem são seus concorrentes. Para isso, é importante saber como montar uma cesta competitiva


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Precificação: onde recolher dados

A empresa recolhe dados de, geralmente, três categorias: sites do próprio hotel ou da rede a qual pertence; OTA’s em que a concorrência distribui o inventário; e meta-buscadores. Agregadores e comparação, normalmente usados pelos clientes, como TripAdvisor e Trivago também são fontes úteis. 

Foque principalmente na qualidade dos dados, e não em quantidade. Certifique-se de que as fontes das informações são confiáveis e preste atenção em anomalias. Divergências de informações podem ser encontradas, por exemplo, na nomenclatura das habitações. 

O mesmo quarto pode ser vendido como Club Rooms na HotelBeds e como Quarto Standard no Booking.com. É importante de adaptar a essas pequenas diferenças para comparar os tipos de quartos corretos.

Precificação: Atenção aos detalhes

Outro ponto que deve ser ressaltado durante a comparação são os detalhes das habitações. Como, por exemplo, o que está incluído no preço e nas políticas de cancelamento. 

Se seu quarto está sendo vendido a R$ 210 e o do concorrente está a R$ 250, pelo preço você teria a vantagem. Mas, se o do concorrente inclui café-da-manhã, ou possui uma política de cancelamento mais tolerante, tem uma vantagem distinta.

Traga essas características, muitas vezes decisivas, à tona para que você possa considerar ajustar seus preços de acordo.

(*) Crédito da foto: Photo Mix/Pixabay