Paralisação das atividades começou hoje (1)
Na semana passada, a Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) divulgou a malha aérea essencial que seguirá operando em meio à crise do coronavírus. Ao todo, serão 1.241 voos domésticos semanais circulando entre as 26 capitais e Distrito Federal. Com a drástica redução do movimento, o Aeroporto de Guarulhos suspendeu as atividades do Terminal 1, começando hoje (1).
Embarques e desembarques foram remanejados para os terminais 2 e 3. O Terminal 2 segue operando parcialmente para embarque e check-in, enquanto os desembarques são feitos no 3, que não sofreu alterações. Lojas e restaurantes também foram fechadas.
Traslados entre os terminais e a conexão da CPTM não contemplarão o Terminal 1 neste período. Sobre informações relacionadas a voos, os passageiros devem entrar em contato diretamente com as companhias aéreas.
Aeroporto de Guarulhos: malha aérea
No dia 18 de março, a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) informou que a demanda por voos domésticos caiu 50% em março, enquanto a procura por trajetos internacionais registrou queda de 85% frente ao mesmo mês em 2019.
A Gol suspendeu voos internacionais até o final de junho. Já a Voepass anunciou a paralisação total das atividades por tempo indeterminado. A Azul vem operando com redução de 90% de sua frota até o dia 30 de abril.
(*) Crédito da foto: Rovena Rosa/Agência Brasil