sexta-feira, 15/novembro
InícioNEGÓCIOSMercadoCom evento em São Paulo, turismo da China busca aproximação com trade...

Com evento em São Paulo, turismo da China busca aproximação com trade brasileiro

Zhang XilongXilong discursa apontando semelhanças entra Brasil e China

País campeão na emissão de turistas, que viajam para todo o mundo, segundo a OMT (Organização Mundial do Turismo), a China – por meio de seu ministério turístico – realizou esta noite um evento de aproximação e relacionamento com o trade brasileiro. O encontro aconteceu num hotel da zona sul paulistana, e recebeu cerca de 50 profissionais de agências e operadoras brasileiras. 

A comitiva de chineses em ação no Brasil conta com 40 pessoas entre representantes de hotéis e de associações turísticas. Todos de cidades que margeiam o Rio Yangtze, que corta o país ocidental com seus 6,3 mil quilômetros. 


LEIA TAMBÉM


"Estamos aqui para promover e intensificar a união que já existe entre Brasil e China", reitera Zhang Xilong, vice-diretor geral do Departamento de Intercâmbio internacional e Cooperação do Ministério da Cultura e Turismo da República Popular da China.. O político foi responsável pelo discurso de abertura do jantar – derradeira atração do dia. A outra parte do evento foi uma recepção com os hoteleiros e executivos daquele país mostrando detalhes de seus destinos. 

Xilong acredita que há muito em comum entre Brasil e China; a começar pela receptividade do povo. Economia com bom potencial de crescimento – ambos foram enquadrados no grupo do BRIC [grupo de países destacados como economias emergentes no mundo] – e riquezas naturais também foram citadas como similaridades. 

"São povos que têm interesses em comum e alguns deles são aprender e conhecer outras culturas" diz. Essa gana em desvendar o novo foi o que motivou o encontro, além, obviamente, dos números. O vice-diretor comenta que o Brasil é o principal emissor de turistas para aquele país dentro da América do Sul. O inverso também acontece em grande escala. 

O representante chinês ainda apresentou o vídeo promocional "Bela China: O charme do Rio Yangtze", que revela a diversidade de paisagens que vão muito além de Pequim. E, por fim, garantiu que o destino oriental tem se preparado cada vez melhor para receber mais viajantes. "Temos investido cada vez mais na estrutura para locomoção e acomodação desses turistas que estarão conosco", enfatiza.

Alisson AndradeAndrade representou o Embratur no evento

Da China para o Brasil

O Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) também participou da ocasião e destacou a China como destino prioritário para investimentos em divulgação do Brasil. Alisson Braga de Andrade, coordenador geral de Inteligência Competitiva e Mercadológica da autarquia, fez um discurso enaltecendo a parceria com o ministerio do país oriental.

De acordo com brasileiro, já é comum levar a presença do turismo brasileiro para feiras e eventos chineses voltados ao segmento de viagens. Neste ano, inclusive, isso aconteceu algumas vezes, diz o coordenador. 

Segundo afirma Andrade, as autoridades brasileiras também trabalham no sentido de facilitar a vinda desses visitantes. "Apesar de não serem um país beneficiado pelo e-Visa, a China tem algumas facilidades", assegura. Entre elas está o fato de o visto alcançado valer por cinco anos e a fartura de representações que liberam a assinatura de autorização para a viagem. Atualmente, existem quatro locais na em solo chinês que concedem visto de entrada no Brasil.

(*) Crédito das fotos: Filip Calixto/Hotelier News