domingo, 22/setembro
InícioNEGÓCIOSMercadoHotelaria de Gramado (RS) prevê lotação durante festival de cinema

Hotelaria de Gramado (RS) prevê lotação durante festival de cinema

GramadoO festival acontece na 2ª quinzena de agosto

De 17 a 25 de agosto, os hotéis da Serra Gaúcha, em especial de Gramado (RS), preveem números positivos em função do tradicional festival de cinema da cidade. Em contato com a reportagem do Hotelier News, duas das maiores redes com atuação na região relataram expectativa de 100% de ocupação.

Em razão do início do Inverno, afirmam Laghetto Hotéis e Encantos Hotéis, a procura pelo destino no período já é grande. A leva de turistas começa a aumentar em julho com as férias escolares e se intensifica com o festival, que está em sua 46ª edição.


LEIA TAMBÉM


A Encantos Hotéis conta com cinco unidades – de lazer e corporativo – em Gramado (RS). Em um paralelo traçado entre o evento de 2017 e de 2018, Patrícia Brum, gerente de Marketing da rede, cita que se espera uma melhora neste ano. Para ela, a crise econômica prejudicou a ocupação hoteleira na cidade durante a 45ª edição do festival.

"O período de realização do festival é como um feriado para nós, e a expectativa é alta. Na semana do evento, principalmente, todos os nossos hotéis da região são cotados para operarem em 100%", revela Brum.

Gramado: reservas na última hora

Já a Laghetto Hotéis, que recentemente inaugurou um novo empreendimento em Porto Alegre, atua com um portfólio de 15 unidades no estado, 10 delas em Gramado e Canela, na Serra Gaúcha. A alta oferta da rede é igualmente correspondida durante a realização do encontro da sétima arte.

Segundo Luis Paulo Yamaguchi, gerente de Marketing do grupo, o festival mexe muito com a cidade durante o mês de agosto. No último final de semana do evento, segundo o porta-voz, é quando Gramado (RS) recebe o maior número de visitantes.

"Para a Laghetto Hotéis, as semanas de realização do Festival de Cinema são ótimas, principalmente nos finais de semana", diz. "Para este ano, nosso sentimento é de que os turistas estão deixando para fazer as reservas na última hora", conta o executivo.

Na avaliação de Yamaguchi, o principal motivo para isso acontecer foi a Copa do Mundo. Segundo ele, o viajante brasileiro postergou suas reservas até o término do evento. “Estamos com uma alta ocupação (acima de 90%) no primeiro final de semana do festival. Para o último, contudo, ainda temos bastante disponibilidade”, diz. 

"Semelhantemente aos anos anteriores, a expectativa é de lotação em todos os hotéis. A ocupação de segunda à sexta deve ser boa, mas nos finais de semana deve ser muito melhor, atuando próximo a 100% de ocupação", finaliza o profissional.

(*) Crédito da Capa: Divulgação/Prefeitura de Gramado (RS)