Nos últimos meses, o Fairmont Copacabana celebrou duas datas importantes: um ano de operações, em agosto; e a reabertura, em setembro. Apesar dos infortúnios gerados pela crise, o hotel de luxo vive uma retomada positiva, em números, e traz novidades aos hóspedes. Buscando elevar sua entrega e motivar turistas e cariocas a saírem de casa de maneira consciente, o empreendimento está apostando forte em entretenimento, além de anunciar um novo serviço de A&B (Alimentos & Bebidas).
Após cinco meses de paralisação das atividades, a unidade da Accor prevê um fim de ano satisfatório. Na terça-feira (3), o prefeito Marcelo Crivella liberou o retorno dos serviços de praia, o que pode estimular a chegada de turistas. Com a proximidade do verão, o Fairmont já começa a esquentar os ânimos com a realização de shows na área da piscina, seguindo os protocolos do selo AllSafe. “Estamos em no segundo mês de operações pós-reabertura. O balanço é positivo, pois evoluímos muito entre setembro e outubro”, celebra Netto Moreira, gerente geral do hotel.
Segundo Moreira, a proposta é mostrar que é possível sair de casa e retomar o lazer. Em outubro, por exemplo, o Fairmont promoveu o Rio Montreux Jazz Festival e, no próximo final de semana, o hotel será palco para o Baile da Favorita, que trará nomes conhecidos do funk. Devido ao seu formato em “U”, o empreendimento transforma a sacada dos apartamentos em camarotes, de forma que os clientes podem acompanhar os shows com segurança.
“A partir de dezembro vamos promover um show por semana neste mesmo formato, porém exclusivo para hóspedes. As apresentações serão feitas na varanda da piscina, enquanto o público acompanha da sacada dos apartamentos”, revela o gerente.
Localizado na requisitada Praia de Copacabana, o Fairmont não vai deixar o Ano Novo passar em branco. Sem dar spoilers, Moreira afirma que as comemorações serão focadas em entretenimento e gastronomia. “Temos excelentes expectativas para o público brasileiro. O Rio continua um destino dos sonhos e teremos uma programação especial.”
O gerente ainda explica que, em tempos pré-pandemia, a demanda do hotel era composta por 70% de estrangeiros, número que caiu para 10% após a reabertura. “Foi uma grande mudança devido às restrições de viagens, mas estamos satisfeitos em atrair o público doméstico, que está redescobrindo o Brasil. Nosso desafio agora é honrar os protocolos e manter a segurança dos nossos clientes e colaboradores”.
Fairmont Copacabana: room delivery e expectativas
Operando com 50% de sua capacidade, a unidade remodelou seus serviços de A&B. Além da redução de mesas no bar e restaurante, o room service passou a ser entregue em formato delivery. As refeições deixaram de ser empratadas e, agora, chegam em embalagens higienizadas. Além disso, o menu foi também foi reduzido. A ideia é oferecer mais segurança ao hóspede, preservando ainda mais os pratos na viagem entre a cozinha e o quarto.
Sobre as reservas, o gerente ainda ressalta que as equipes passaram por intensos treinamentos antes da reabertura e explica que o número de vendas diretas aumentou. “Os hóspedes estão mais preocupados e sabem das necessidades de higienização. Recebemos muitas ligações para informar sobre os protocolos e uma equipe que consegue atender às demandas”.
Para 2021, Moreira espera força nas ocupações de lazer, ainda majoritariamente doméstico. “O primeiro semestre ainda será de retração, sobretudo com o lazer presente. O corporativo, assim como o Mice e o internacional, acredito que terão evolução apenas no segundo semestre”.
(*) Crédito das fotos: Peter Kutuchian/Hotelier News e Divulgação/Fairmont Copacabana