Hoteleiro e chef de cozinha, Guido Frank Stütz chegou ao Brasil com sua família há 10 anos. À frente do Porto de Galinhas Resort & Spa, o alemão iniciou sua trajetória no mercado em 1988, integrando suas duas paixões na mesma carreira. Nos últimos meses, guiou transformações estruturais e operacionais no empreendimento localizado em um dos destinos mais consolidados de Pernambuco.
Ainda criança, colecionava livros de culinária com seu pai, especialmente da Nouvelle Cuisine. E foi como colaborador do Sheraton Frankfurt que o gerente deu seus primeiros passos dentro da hotelaria. Formado como chef de cozinha, Stütz adquiriu experiência em diferentes países, como Áustria, Argentina e Paraguai.
No Brasil, viveu no Rio de Janeiro e, em seguida, mudou-se para Recife. Como passou parte de sua infância em Portugal, ele afirma que não teve grandes problemas com a língua. Antes de entrar para o time do Porto de Galinhas Resort, atuou como diretor geral do Sheraton Resort do Paiva, em Cabo de Santo Agostinho, também em Pernambuco.
Casado e pai de três filhos, Guido Frank Stütz é também um verdadeiro amante dos animais. Dois cachorros, um gato, um papagaio e 35 periquitos completam a família do gerente.
Três perguntas para: Guido Frank Stütz
Hotelier News: Porto de Galinhas é um destino já consolidado no turismo nordestino. Diante desse posicionamento, quais as expectativas para a alta temporada no resort?
Guido Stütz: A expectativa é muito boa porque Porto de Galinhas vem se mostrando como um dos destinos mais procurados do Brasil nos últimos meses. Desde que o nosso hotel reabriu em setembro, a procura de hospedagem foi bem satisfatória e acima da nossa expectativa. Durante a pandemia, o hotel passou por várias reformas. Construímos três piscinas novas, todas com tratamento de um sistema de UV para evitar o uso de produtos químicos e cuidar melhor o meio ambiente. Já para dezembro, como uma alternativa ao nosso Restaurante Tuna, abriremos o novo Beach Club, com um restaurante que serve pratos para toda área da piscina durante o dia. Já para a noite, o hóspede pode curtir um cardápio sofisticado de peixes e mariscos, com música ao vivo e DJ. Estamos perfeitamente preparados para satisfazer a boa demanda para a alta temporada e claro, respeitando e mantendo os altos padrões de segurança do Covid-19.
HN: Os últimos meses foram difíceis para o setor como todo. Como o Porto de Galinhas Resort enfrentou a crise? Qual o legado que o hotel levará de 2020?
GS: Apesar do Covid, que deixou o mundo de cabeça para baixo e muitas pessoas ficaram doentes e perderam seres queridos, 2020 trouxe uma série de oportunidades para todos nós, inclusive a hotelaria. Já alguma vez nos aconteceu de ter o desejo e querer ficar parados, respirar fundo, tomar um tempo e repensar o que estamos ou não estamos fazendo ou o que talvez gostaríamos de fazer? No auge da pandemia, tivemos esta situação. Nas grandes crises surgem as melhores oportunidades e as melhores inovações! De forma obrigatória, tivemos que nos conscientizar, sensibilizar, adaptar, reinventar, revisar os processos de limpeza, mudar os padrões e os processos operacionais, treinar todos os funcionários, criar novas experiências e inovar, inclusive buscando novas tecnologias.
HN: O ano está no fim e 2021 está aí. Estratégias já foram traçadas? As expectativas são otimistas ou conservadoras?
GS: As estratégias já foram traçadas sim, porém 2020 nos mostrou que as pessoas, os líderes e os negócios que mais rápido se sabem adaptar ao “impensável”, são os que ditam depois as novas tendências no mercado. Até que a situação da pandemia não esteja controlada e resolvida no mundo, precisamos estar preparados mais que nunca. Precisamos seguir buscando e criando novas experiências, estar atentos e seguir tomando inúmeras precauções, exigir e manter os padrões altos de todos os protocolos de segurança do Covid-19. Mesmo assim, temos expectativas bem otimistas para o ano 2021.
(*) Crédito da foto: Arquivo pessoal