Dando continuidade às entrevistas com gerentes gerais de empreendimentos administrados pelo Grupo Jurerê Internacional, Renilson Santos conta como está a retomada no IL Campanario Villaggio Resort. A propriedade irmã do Jurerê Beach Village, comandada por Samir Miguel, vem apostando em meses temáticos com cardápios e atividades para adultos e crianças.
Natural de Ibiporã, norte do Paraná, o gestor da hospedagem catarinense ainda na infância já se maravilhava com a pompa e postura dos funcionários sempre impecáveis dos hotéis. “Sempre tive admiração pela hotelaria. Ainda quando criança, quando passava com meus pais em frente a um hotel e via a figura do mensageiro, com seu uniforme alinhado e sorriso largo no rosto, me imaginava trabalhando neste ambiente onde as pessoas são recebidas de forma tão gentil. Embora eu tendo iniciado no setor pela área financeira, sempre tive atenção especial à operação, apoiando os gerentes gerais e equipes focando no bem-estar do hóspede, razão maior do nosso trabalho. E é com este espírito que eu e minha equipe conduzimos o IL Campanario”.
À frente do resort desde 2015, Renilson Santos ostenta quase 30 anos de experiência na hotelaria, que começou em 1991, na Bourbon Hotéis & Resorts. Em sua carreira, tem passagens pela Blue Tree Hotels e há 15 anos colabora com o Grupo Jurerê Internacional.
Mesmo em plena crise causada pela pandemia, o gerente se diz confiante quanto à qualidade de seu produto e no potencial do destino em que está inserido. “A escolha do cliente pelo IL Campanario neste período tem sido motivada, principalmente, pelos protocolos de segurança em relação à pandemia implantados, nossa infraestrutura, atendimento diferenciado e extensa programação de experiências cuidadosamente criada para nossos hóspedes”, ressalta. “Soma-se o fato de estarmos em Jurerê Internacional, um dos destinos mais desejados do Brasil”.
Três perguntas para: Renilson Santos
Hotelier News: O IL Campanario vem apostando em entretenimento para atrair mais hóspedes neste primeiro momento. O resort também está realizando ações em outros departamentos, como A&B, por exemplo, para elevar as receitas?
Renilson Santos: Neste período atuamos fortemente na criação de novas experiências para nossos hóspedes. Desde a reabertura, criamos o pacote Hotel Office, para os clientes fazerem seu home office num lugar diferente e agradável para si e para a família. Em agosto, tivemos o mês italiano, com decoração, cardápio e atividades típicas. Em setembro, o Mês Primaveril, privilegiando a decoração de primavera, com atividades gastronômicas, musicais e muitas atrações para as crianças. Neste mês estamos com o Outubro Especial Kids, versão Halloween, com decoração temática, cardápio de atividades incrementada em nosso espaço Kids e Teen. Criamos ainda um novo espaço chamado de Espaço Allegro, com 280 metros quadrados, decoração com muitos jogos, brincadeiras e diversão. Durante todo o mês de outubro os pais ou responsáveis compram hospedagem para duas pessoas e podem hospedar até duas crianças menores de 11 anos sem custo adicional.
Mantivemos nossas áreas sociais, tais como fitness center, espaços de recreação, piscinas (térmica, aquecida e naturais) e demais áreas, funcionado de acordo e na medida do permitido pelos decretos municipais. Em nossa gastronomia destaca-se o Restaurante Positano Diamond Bar by D’vie, que mesmo nos períodos de lockdown, decretado pelas autoridades públicas, manteve contato com o público, passando a contar com o serviço de delivery. Com ambiente aconchegante e intimista, conta com cardápio contemporâneo e música ao vivo nos jantares de quinta a domingo. Outros atrativos são nosso café da manhã e demais serviços, muito elogiados pelos hóspedes e que estamos adaptando a cada novo cenário da pandemia.
HN: A oferta hoteleira de Jurerê Internacional sofreu com o cancelamento de alguns eventos importantes, como o Winter Play, que elevou o faturamento dos resorts em 30% em 2019. Qual foi o impacto da falta de turistas à procura desse tipo de lazer?
RS: Tínhamos saído de uma temporada muito positiva e 2020 se desenhava como um ano muito promissor para os eventos e para o turismo de lazer, e já tínhamos muitos contratos e reservas fechadas. As restrições decretadas pelas autoridades municipais, necessárias ao controle da pandemia, levaram ao cancelamento de reservas de lazer, eventos corporativos e eventos de calendário da cidade tais como o Winter Play, que deixaram uma lacuna importante no faturamento dos hotéis, gerando uma redução de até 90% como no caso do IL Campanario. Mesmo ainda não estando liberada a realização de eventos na cidade, temos observado aumento significativo na procura e consultas sobre novos formatos, dentro do contexto da pandemia, o que nos leva a crer na possibilidade do no início de uma retomada do setor, assim que liberados. Enquanto isto, construímos protocolos de segurança e nos preparamos com novas ferramentas tais como eventos online e híbridos.
HN: O mercado argentino tinha como característica ser um dos principais emissores de turistas para Santa Catarina. Sem esse público para a alta temporada, como o IL Campanario busca tapar os buracos e trazer mais brasileiros?
RS: No IL Campanario o turismo argentino é bastante importante e representa aproximadamente 10% de nossa demanda no verão. Acreditamos que esta falta será suprida pelas reservas do público local, principalmente dos estados de São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Temos observado nos últimos meses, crescimento significativo na procura pelos clientes que optam por viajar de carro, primando pela segurança sanitária.
Percebemos, ainda, que a escolha do cliente pelo IL Campanario neste período tem sido motivada, principalmente, pelos protocolos de segurança em relação à pandemia implantados, nossa infraestrutura, atendimento diferenciado e extensa programação de experiências cuidadosamente criada para nossos hóspedes. Soma-se o fato de estarmos em Jurerê Internacional, um dos destinos mais desejados do Brasil, e em Florianópolis, cidade que, além de ser maravilhosa, tem ocupado lugar de destaque entre as capitais do país no quesito segurança em relação à pandemia.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Grupo Jurerê Internacional