Com foco em performance, tecnologia e experiência do hóspede, Omar Farhat comandou a Omar do Rio rumo a resultados importantes em 2024 e na última alta temporada. Em entrevista à reportagem do Hotelier News, o CEO da operadora de short-term rental compartilhou que a marca fechou o ano passado com R$ 28 milhões em reservas, totalizando 10,2 mil locações e 61,1 mil noites utilizadas.
Durante a alta temporada (de 26 de dezembro de 2024 a 31 de março de 2025), a Omar do Rio realizou 3,6 mil locações, o que representa 23,9 mil noites e um faturamento bruto de R$ 15,2 milhões. Os números representam crescimento de aproximadamente 39% em relação ao mesmo período do ano anterior, com base nos mesmos critérios.
“Nós vimos 2024 como um período para muito aprimoramento, tanto na experiência do hóspede, quanto na nossa inteligência de receita. A Omar do Rio passou por ajustes importantes que alavancaram a performance das acomodações e entregaram resultados ainda melhores aos proprietários, nossos principais clientes”, afirma o executivo.
Ainda de acordo com o CEO, os números registrados na alta temporada são considerados expressivos. “Isso é reflexo direto do trabalho contínuo, unindo estratégia comercial e eficiência operacional durante o período mais competitivo do ano”, pontua.

Venda direta e fidelização
A comercialização direta é um grande desafio do short term rental globalmente. Mesmo assim, esta segue sendo uma frente prioritária da empresa. Embora ofereça margens melhores, um dos principais percalços, segundo o gestor, é a segurança nos meios de pagamento — sobretudo em reservas de última hora, mais suscetíveis a fraudes e chargebacks.
“O nosso foco com o canal direto não é apenas reduzir a dependência das OTAs, mas construir uma plataforma mais amigável, segura e eficiente para hóspedes fidelizados”, diz Farhat.
Atualmente, as reservas recebidas na Omar do Rio estão distribuídas por Airbnb (45%), Booking.com (25%), Decolar (20%) e o próprio canal direto (10%). O último, especificamente, inclui site, WhatsApp e equipe Comercial.
Segundo o diretor, este mix, no entanto, muda conforme a sazonalidade e as campanhas ativas. “Temos um trabalho bem estratégico com cada plataforma, sempre ajustando os anúncios conforme os algoritmos e dinâmicas de cada uma”, destaca.
Operação pulverizada do STR
A Omar do Rio administra mais de 350 unidades em três cidades do Rio de Janeiro. Para lidar com um portfólio robusto e, ao mesmo tempo, distribuído pelo estado, o CEO explica que parte do sucesso do negócio é investir em soluções logísticas bem estruturadas, desde o transporte de enxoval até o deslocamento de equipes. “Uma limpeza que levaria duas horas pode facilmente durar quatro em dias de trânsito intenso, impactando o custo operacional e o bem-estar do colaborador”, alerta.
Para Farhat, portanto, o crescimento com qualidade passa por três pilares: processo, tecnologia e pessoas. “É preciso investir em gente boa que tenha autonomia e responsabilidade. Escalar exige confiança no time e acompanhamento de perto”, complementa.

Perfil do hóspede
Por fim, ele cita que a demanda da operadora muda conforme o período do ano. Em 2024, 52% das reservas foram feitas por hóspedes internacionais, com tempo médio de estada variando entre cinco e seis noites.
“Durante o verão, por exemplo, a maioria dos hóspedes é estrangeira. Fora de temporada, prevalece o público nacional, com destaque para as regiões Sudeste e Centro-Oeste. Contudo, de uma maneira geral, são viajantes que buscam conforto, boa localização e uma experiência mais autêntica e personalizada do que a hotelaria tradicional costuma oferecer”, finaliza Farhat.
(*) Crédito das fotos: Divulgação/Omar do Rio