Dormir é uma das maiores necessidades básicas humanas. Os efeitos da insônia estão relacionados ao aparecimento de doenças graves como Alzheimer, câncer, diabetes e obesidade, segundo o livro Why We Sleep, escrito por Mathiew Walker, cientista da Universidade Berkley.

A preocupação das pessoas é tão crescente que dormir (bem) tornou-se uma das palavras mais procuradas no Google junto com “app para dormir” e “app para meditação”. Várias inovações sobre o tema surgem a cada dia: sensores de sono, fones especiais com eliminadores de ruídos, reguladores de temperatura, produtos à base de melatonina, aromaterapias, matelás especiais etc.

E os hotéis? Poucos dão conta mas a hotelaria é a maior indústria mundial do sono. As oportunidades são extremamente lucrativas, só que infelizmente a inovação para os hotéis tem limitado o foco nos últimos anos na melhoria de experiências não ligadas às necessidades básicas como o sono, o banho, a acústica e o bem-estar mental. Ao invés disso, tentam oferecer a melhor tecnologia, o melhor kids club, os mais badalados rooftops, chatbots e Inteligência Artificial.

Alguns hotéis têm feito coisas interessantes com o sono. O Benjamin Hotel, empreendimento da Sonesta em Nova York, por exemplo, criou o programa Rest and Renew, oferecendo diversas opções que vão desde menu de travesseiros até mascaras, tampões e illuminotecnicas.

Outra rede, a Equinox Hotels, a mesma das academias, patenteou o sistema exclusivo The Sleep System, baseado nos princípios “orthosomáticos”. A Equinox mostra que proporcionar uma boa noite de sono não significa só ter quarto, boa cama e lençóis, mas também um cardápio de room service, menu de frigobar, tratamentos de SPA e até mesmo drinks e cocktails criados para melhorar a qualidade do sono de seus hóspedes.

Finalmente, o Pointhotel Barbaros, em Istambul, foi um dos percussores na experiência do sono: o empreendimento dispunha de um aparato extraordinário e oferecia como brinde um CD intitulado 20 Lullaby Songs for Adults (as 20 melhores musicas de dormir para adultos).

Pacotes inovadores como esses podem ser perfeitamente oferecidos como upsell, e certamente vão ajudar os hotéis não somente a se diferenciar mas a faturar muito mais sem necessitar de investimentos complexos.

Paulo Salvador é partner da Noctua Advisory para projetos de Marketing e Inovação. O executivo é formado em Jornalismo pela PUC-RJ e possui MBA em Sociologia Corporativa pela SciencesPo Paris, além de ser certificado como coach pela Escola Humanista Parisiense Transformance

(*) Crédito da foto: Arquivo Pessoal