Pedro Cypriano: Precisamos falar de inovação em turismo
29 de julho de 2024Como de costume, após o episódio de podcast do Hotel Trends, compartilho um artigo sobre o tema debatido com o(a) convidado(a). E desta vez, a conversa foi sobre inovação, com o Paulo Salvador, líder da nossa divisão de marketing e inovação na Noctua Advisory.
E em meio a muita conversa boa, adorei esse trecho comentado pelo Paulo: “Inovação é um estado de espírito. Quanto mais ordinária ela for dentro das empresas, mais ela é aplicável”. Apenas quando transformamos raciocínios complexos em atividades simples conseguimos impactar pessoas e, por consequência, os nossos negócios.
E aqui compartilho a minha tentativa de simplificar o que entendi da conversa com o Paulo sobre como levar inovação à ponta das empresas:
- Não se trata apenas de tecnologia, mas primeiro de pessoas. Ou como gosto de dizer, “primeiro quem, depois como”. A tecnologia é um instrumento moldado por mentes criativas.
- Devemos construir uma cultura de inovação. Não é um único departamento, mas toda a empresa em prol de novas práticas para se adaptar a novas exigências.
- Sem aplicação, não há inovação. Um projeto seguirá sendo apenas um projeto se não conseguimos colocá-lo em prática.
- Ouça os clientes e atenda os seus anseios. Os processos de inovação são alimentados com problemas reais. Soluções para melhorar a experiência das pessoas.
- Sem erro, não há inovação. Não é um ponto de chegada, mas uma jornada contínua. E tentar faz parte do caminho.
- Aprenda primeiro com o erro dos outros. Busque benchmarks, do que deu certo e errado. Assim, acelerará a curva de aprendizado da sua equipe.
- Sem inovação, viramos commodity. E sem diferenciação, competimos apenas por preço. Já vimos esse filme na hotelaria, certo?
- Sustentabilidade, sim! As novas gerações não aceitarão más práticas corporativas, sejam ambientais ou sociais.
No fundo, os melhores processos de inovação são aqueles que transformam as dores dos nossos clientes em experiências incríveis. E de forma constante, do início ao final da sua jornada de consumo.
Paulo, obrigado pela aula! Abaixo, o conteúdo completo do último episódio do Hotel Trends: Como levar inovação ao seu hotel?
YouTube: https://youtu.be/xhw6OtLIeRg
Spotify: https://spoti.fi/3JCFpxY
—
Pedro Cypriano é especialista em investimentos e gestão estratégica, fundador e sócio-diretor da Noctua Advisory | Inteligência em hospitalidade e entretenimento. Ao longo dos últimos 20 anos, liderou centenas de projetos junto a consultorias globais, na Europa, no Oriente Médio, na África e na América Latina. Conselheiro de empresas de multipropriedade, timeshare e hotelaria. É autor do livro Desenvolvimento Hoteleiro no Brasil, pela editora SENAC, e professor em cursos de pós-graduação e programas executivos no Brasil e no exterior.