Peter Kern, ex-CEO do Expedia Group, deixou o cargo de vice-presidente da empresa e agora também não faz mais parte do conselho do grupo, conforme anunciado recentemente. A companhia informou que o executivo concordou com a decisão devido à “rapidez e sucesso da recente transição de gestão”, aponta o Skift.

Ariane Gorin assumiu como CEO do Expedia Group em 13 de maio, substituindo Kern, que estava no cargo desde 2020. Ele havia entrado para o conselho da companhia em 2005 e se tornado vice-presidente em 2018. Nos quatro meses à frente da empresa, Ariane reverteu algumas das principais estratégias de Kern.

Um exemplo foi a pausa na expansão global do programa de fidelidade One Key, marca registrada da gestão do ex-presidente. A iniciativa permitia que os membros acumulassem e utilizassem “dinheiro” do One Key em plataformas como Expedia, Hotels.com e Vrbo. No entanto, Ariane, que se tornou a primeira mulher a comandar a empresa, destacou que o Expedia Group não opera as três marcas em alguns mercados internacionais, o que dificulta a implementação do programa.

Além disso, ela mencionou que o Hotels.com perdeu uma vantagem significativa em seu próprio programa de recompensas, pois o One Key diluiu os benefícios anteriores.

Movimentação no conselho

Ex-CEO do Expedia Group, Dara Khosrowshahi, que deixou a empresa em 2017 para assumir a liderança do Uber, continua no conselho da companhia.

O Expedia não irá substituir Kern no conselho, que agora contará com 12 diretores, sendo seis mulheres, incluindo Ariane, e seis homens. Ainda não há informações sobre a nomeação de um novo vice-presidente. Barry Diller continua como presidente do conselho e executivo sênior da empresa.

No ano passado, durante a gestão de Kern, o Expedia Group bateu recordes de receitas e reservas. No segundo trimestre, a companhia registrou faturamento de US$ 3,4 bilhões, alta de 6% frente ao mesmo período do ano anterior.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Expedia Group