Bandeira AzulBandeira Azul já tremula na praia do Peró

A Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), foi reconhecida com o selo Bandeira Azul. A honraria confirma a praia como símbolo de qualidade e sustentabilidade na região da Costa do Sol. A oficialização aconteceu no último fim de semana, com uma bandeira da cor azul sendo hasteada no local.

O reconhecimento faz parte de uma iniciativa do MTur (Ministério do Turismo). O objetivo é reconhecer o esforço de comunidades e destinos na proteção de praias, rios e lagoas. Em setembro, por exemplo, outras três praias de Balneário Camboriú foram contempladas.

Com extensão de 7 quilômetros, a praia foi testada durante dois anos por especialistas, comprovando assim as ótimas condições da água. Além disso, foram cumpridos outros requisitos para alcançar o título.

De acordo com Nilo Felix, secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, a premiação ajuda a estimular o incremento do fluxo turístico em Cabo Frio. “O forte da cidade é o turismo de praia. A Praia do Peró passa a ser trabalhada como destino turístico ambiental certificado. É uma importante conquista que vai fortalecer o turismo como aliado da natureza”, afirma.

Bandeira Azul: definições

A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente a praias e marinas que cumprem uma série de requisitos. Isso inclui: qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, informação e sensibilização ambiental. 

O programa reconhecido ao redor do globo foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education). É uma instituição internacional que possui representantes em vários países. No Brasil, é operado pelo IAR (Instituto Ambientes em Rede), com sede em Florianópolis.

(*) Crédito da capa: Bruno123MA/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Cabo Frio