';

"Novas fases, muitas mudanças e novidades para vocês!"

Vinicius Medeiros
Editor-Chefe
Cursos
icone de um computador com um LMS (learn management system)
Confira nossos cursos

Praia de Cabo Frio (RJ) recebe selo do programa Bandeira Azul

Por Redação 27 de novembro de 2018

Bandeira AzulBandeira Azul já tremula na praia do Peró

A Praia do Peró, em Cabo Frio (RJ), foi reconhecida com o selo Bandeira Azul. A honraria confirma a praia como símbolo de qualidade e sustentabilidade na região da Costa do Sol. A oficialização aconteceu no último fim de semana, com uma bandeira da cor azul sendo hasteada no local.

O reconhecimento faz parte de uma iniciativa do MTur (Ministério do Turismo). O objetivo é reconhecer o esforço de comunidades e destinos na proteção de praias, rios e lagoas. Em setembro, por exemplo, outras três praias de Balneário Camboriú foram contempladas.

Com extensão de 7 quilômetros, a praia foi testada durante dois anos por especialistas, comprovando assim as ótimas condições da água. Além disso, foram cumpridos outros requisitos para alcançar o título.

De acordo com Nilo Felix, secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, a premiação ajuda a estimular o incremento do fluxo turístico em Cabo Frio. “O forte da cidade é o turismo de praia. A Praia do Peró passa a ser trabalhada como destino turístico ambiental certificado. É uma importante conquista que vai fortalecer o turismo como aliado da natureza”, afirma.

Bandeira Azul: definições

A bandeira azul é uma distinção atribuída anualmente a praias e marinas que cumprem uma série de requisitos. Isso inclui: qualidade ambiental, segurança, bem-estar, infraestrutura de apoio, informação e sensibilização ambiental. 

O programa reconhecido ao redor do globo foi criado pela FEE (Foundation for Environmental Education). É uma instituição internacional que possui representantes em vários países. No Brasil, é operado pelo IAR (Instituto Ambientes em Rede), com sede em Florianópolis.

(*) Crédito da capa: Bruno123MA/Pixabay

(**) Crédito da foto: Divulgação/Prefeitura Municipal de Cabo Frio