Entra ano, sai ano, e as estratégias de RM (Revenue Management) seguem como uma ciência de muitas variáveis. Na hotelaria, alinhar fatores como previsão de demanda, concorrência, sazonalidade, calendários do destino, entre outros coeficientes pode ser, no mínimo, desafiador. Com a chegada do segundo semestre, período que costuma ser um divisor de águas nos resultados dos empreendimentos, fazer uma boa gestão de receita é fundamental.

Daniel Feitosa, head de RM da Climber, é presença garantida nos próximos eventos do Hotel Trends on The Roadroadshow do Hotelier News que fará duas paradas no Nordeste em agosto. A primeira em Natal (inscrições no link) e a segunda em João Pessoa (inscrições no link). O executivo é um dos palestrantes confirmados nos encontros, onde compartilhará insights sobre a importância do forecast para o planejamento hoteleiro.

“No meu painel Desmistificando o forecast, quero falar sobre a importância da previsão na rotina dos hotéis e como atualizar constantemente a visão do negócio. Desta forma, os hoteleiros podem enxergar novas oportunidades e melhorar sua tomada de decisão. É um tema fundamental para o dia a dia dos empreendimentos que será abordado de maneira mais holística, com insights que a Climber pode contribuir para o mercado”, explica Feitosa.

RMs - Daniel_Feitosa

Feitosa é presença confirmada no roadshow

O que esperar do 2º semestre

Para Feitosa, em linhas gerais, os hotéis estão superando os resultados de 2023, porém com desafios de orçamentos, uma vez que as projeções foram construídas em um momento de altas expectativas no ano passado. “Isso sem contar as questões de tecnologia e mão de obra, que são problemas claros para o setor. É preciso que os empreendimentos mantenham seu posicionamento independente da concorrência, com foco nos objetivos e fazendo ajustes necessários dentro de sua precificação”, avalia.

Segundo o executivo, olhar para os primeiros seis meses de 2024 é essencial para entender o que deu certo e quais estratégias precisam ser revistas. “As decisões têm que ser tomadas de forma correta, precificando dentro do planejamento orçamentário e da realidade ajustada. Por isso o forecast é tão importante”, continua Feitosa. 

Falando no primeiro semestre, o executivo da Climber afirma que a expectativa em relação a diária média era alta, todavia, a realidade do mercado não permitiu que o setor atingisse os patamares almejados. “Os hotéis não seguraram a performance de diária média e privilegiaram o volume. Os destaques foram as cidades secundárias, que apresentaram uma demanda acima do esperado e com resultados superiores em relação a 2023”. 

Outro ponto abordado por Feitosa é a pulverização de demanda. Trabalhar com diferentes segmentos, assim como o destino como um todo, são estratégias que tiram o peso de ficar refém de apenas um nicho de mercado. 

“O lazer no segundo semestre pode ser muito prejudicado pela falta de feriados prolongados, o que abre espaço para outro tipo de demanda. Quem consegue esse mix ou já possui essa estratégia em seu DNA sai na frente”, continua Feitosa.

Com a evolução na maturidade do RM no setor, existe uma maior sinergia da área com os demais departamentos hoteleiros — o que sinaliza mudanças positivas no mercado. “Cada vez mais, os hotéis e redes mostram a importância de tomar decisões mais estratégicas e baseadas em dados. Vejo o departamento de RM aquecido, com muitas oportunidades de trabalho, pois é uma área que pode contribuir muito. Ao mesmo tempo, tenho observado implantações de sistemas e novas tecnologias surgindo”, salienta Feitosa. 

Sabendo da importância do compartilhamento de conhecimento, a Climber é uma das empresas participantes do Hotel Trends on The Road. “Temos uma atuação muito grande no compartilhamento de conteúdo para o mercado, com o objetivo de tornar o RM cada vez mais acessível. Contamos com bons cases de hotéis que evoluíram em sua estrutura e aumentaram sua maturidade”, finaliza. 


O Hotel Trends on the Road é uma realização do Hotelier News, em parceria nove marcas patrocinadoras: APP Sistemas, Asksuite, B2B Reservas, BWH Hotels, Vingcard ASSA ABLOY, Climber, Clima ao Vivo, Equipotel e WebSpot. O roadshow tem também apoio do Grupo R1 Audiovisual e, nesta etapa, da ABIH-RN e ABIH-PB.

marcas parceiras 1 - hotel trends on the road

 

(*) Crédito da capa: Unsplash

(**) Crédito da foto: Bruno Churuska/Hotelier News