Reservas diretas devem ‘mandar’ na hotelaria a partir de 2030
12 de novembro de 2024Há anos, uma peça importante para estratégia de distribuição de qualquer hotel, o canal direto, pode ser ainda mais relevante nos próximos anos. Segundo dados do Hotel Distribution Outlook 2024, do Skift Research, a previsão é que as reservas diretas online ultrapassem a dominância das OTAs a partir de 2030.
O estudo mostra que o modelo pode representar US$ 409 bilhões de todas as reservas feitas nos hotéis, enquanto o valor referente às OTAs deve ficar em US$ 333 bilhões. Ainda segundo o Skift Research, a informação se relaciona com o fato de o canal direto ser o mais lucrativo para a hotelaria.
Mesmo assim, a análise não exclui a contribuição positiva dos canais indiretos (OTAs e agentes de viagens), mas diz que o índice considerado ideal para sua participação nas reservas é de 34%. Em 2024, por exemplo, isso representaria uma retração de 53% na fatia atual desta modalidade.
Outro apontamento da pesquisa é o desejo dos hoteleiros por mais reservas diretas offline, particularmente de grupos, além de uma parcela menor para o atacado. Agentes de viagens também poderão vivenciar uma pequena queda na participação nesta distribuição a partir da ascensão das reservas diretas.
Hotéis independentes e redes
O mix ideal para os canais é muito equilibrado quando tentamos dividir entre hotéis de rede e empreendimentos independentes. Por isso, o estudo sugere que, nestes recortes, uma combinação entre reservas diretas e indiretas pode ser o caminho. Entre os motivos para isso, baseando-se em análises, estão a otimização da aquisição de clientes, gerenciamento de receitas e relacionamentos com hóspedes.
A pesquisa mostra que hotéis independentes gostariam de ter mais reservas diretas digitais do que as propriedades de grandes redes, enquanto as marcas gostariam de ver mais reservas diretas de grupo offline. Os empreendimentos menores também reconhecem que dependerão mais da distribuição das OTAs do que os de rede, com estes visando mais distribuição indireta de atacadistas como forma alternativa às agências de viagens online.
“A distribuição não é mais apenas sobre vender quartos de hotel. Fidelidade, experiências e personalização estão se tornando cada vez mais diferenciais integrais na batalha pela participação no mercado hoteleiro”, pontua o Skift Research no levantamento.
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