O turismo deve ser responsável por movimentar cerca de R$ 103 milhões na economia carioca somente no feriado prolongado deste mês, entre 18 e 23 de abril. Este e outros dados são de um levantamento do Visit Rio Convention Bureau, que considera os gastos com hospedagem e serviços relacionados ao setor. A estimativa de arrecadação com ISS (Imposto sobre Serviços) é de R$ 5 milhões e a previsão para ocupação hoteleira acompanha o mesmo ritmo positivo.
De acordo com dados da HotéisRio, a taxa ocupacional média da rede hoteleira da cidade deve alcançar 85%, com pico previsto de 95% no dia 19. A Zona Oeste do Rio lidera as reservas, com ocupação estimada em 92,6%, seguida por Zona Sul (84,1%) e Centro (72,38%).
“Esses números revelam não apenas uma intensa movimentação turística, mas um verdadeiro impulso econômico para toda a cidade. O impacto vai muito além da rede hoteleira, beneficiando toda a cadeia produtiva do turismo. Afinal, quando recebemos um visitante, ele circula por bares e restaurantes, utiliza serviços de transporte, visita atrativos e movimenta o comércio local, gerando um efeito multiplicador na economia”, explica Carlos Werneck, presidente executivo do Visit Rio.
Para 2025 de forma geral, a previsão da entidade turística é que os feriados representem a injeção de R$ 2,6 bilhões na economia do Rio.
Eventos
Durante o ‘feriadão’, a cidade será palco de 12 eventos de grande porte, incluindo competições esportivas (Campeonato Sul-Americano de Tênis de Mesa 2025, Crossfit Copa Sur 2025, Corrida da Mesa do Imperador 2025 e Triathlon Sprint & Standard). No que diz respeito a entretenimento, a lista conta com a Tardezinha Rio de Janeiro e o show comemorativo de 60 anos da banda Scorpions.
No restante do mês, o Rio de Janeiro será sede do Web Summit, evento de inovação e tecnologia, entre 27 e 30 de abril. Poucos dias depois, em 3 de maio, a Praia de Copacabana recebe o show de Lady Gaga. Tudo isso também contribui diretamente para projeções positivas para ocupação hoteleira da cidade.
“Ter um calendário que integra grandes eventos nos permite manter uma oferta contínua e diversificada de atrações ao longo do ano. Isso maximiza o potencial turístico da cidade”, pontua Werneck.
Rio de Janeiro em foco
Em fevereiro, uma reportagem do Hotelier News alertava para a alta temperatura — falando em clima e negócios — da hotelaria carioca. De acordo com Patricia Boo, diretora regional Latam da STR, o RevPar da região cresceu 35% em 2024, além de ocupação média de 93% no mesmo retrospecto.
No mesmo caminho do bom desempenho no ano anterior, o segmento já apresentava indícios dessa manutenção para os períodos indicados pela Visit Rio. De acordo Ricardo Souza, Revenue Growth leader da Lighthouse para México, Caribe e América Latina, os impulsionadores da hotelaria do Rio seria, portanto, o Carnaval e o show da Lady Gaga.
(*) Crédito da foto: Alexandre Macieira/Riotur