São Paulo - projeto Puerto MaderoConcessão de antiga elevatória prevê bares e restaurantes sobre o rio  

Reportagem publicada hoje (20) na Folha de São Paulo revela que São Paulo planeja criar sua versão do Puerto Madero. Conhecido ponto turístico de Buenos Aires, o local é resultado de um projeto de reurbanização, iniciado nos anos 1990, da zona portuária da cidade. A ideia do governo paulista é ceder a antiga Usina Elevatória de Traição, no rio Pinheiros, para a iniciativa privada, construindo ali um complexo com bares, restaurantes e pontos comerciais.

O projeto, que já está pronto, integra o plano de privatização do governo João Dória. A ideia é usar espaços laterais e cobertura do edifício para a instalação de um mirante, restaurantes, bares ou pontos comerciais. Especialistas ponderam, contudo, que a despoluição do rio é vital para o sucesso da iniciativa e, mais ainda, para atrair interessados.

Outro obstáculo é o acesso ao empreendimento, que fica entre as marginais e a Linha 9 da CPTM. Diferentes formas de travessia, como transporte náutico e teleférico, podem ser utilizadas, informa a Folha de São Paulo. 

Projeto em São Paulo tem favorito

Variam de 22 a 50 anos os prazos de permissão de uso das áreas da Usina de Traição. Como outorga, os investidores devem, entre outras coisas, fazer retrofit completo no local, que passaria a se chamar Usina São Paulo. Empresas interessadas têm até 6 de fevereiro para apresentar propostas, com divulgação final da análise no dia 14.

Segundo a reportagem da Folha, a incorporadora JHSF é vista como uma das potenciais interessadas na privatização. A empresa já têm projetos na região, como o Shopping Cidade Jardim e o recém-lançado Fasano Residence no local.

Além disso, José Auriemo Neto presidente do conselho da empresa, teve reuniões com o Palácio dos Bandeirantes em 2019 reuniões para discutir sobre o processo de limpeza do rio Pinheiros.

(*) Crédito da foto: Vinicius Medeiros/Hotelier News