São Paulo - desempenho abril Bruno OmoriOmori: setor ainda em pequena e gradual retomada

A hotelaria paulista começa a se reerguer após a profunda crise dos últimos anos. Em abril, por exemplo, a ocupação foi a melhor dos últimos cinco anos para o mês, com 70,68%. Em termos de categorias, os empreendimentos superluxo tiveram o melhor desempenho, com 74%. Já a diária média bateu R$ 310,93, alta de 7,1% frente aos R$ 290,23 de abril do ano passado. Os dados são do Observatório de Turismo e Eventos da SPTuris (São Paulo Turismo).

Apesar do bom desempenho, Bruno Omori, presidente da ABIH-SP (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo), ainda fala em uma "recuperação pequena e gradual" da hotelaria paulista. Ela ressalta que, de 2015 e 2016, a ocupação e a diária média tiveram déficit de 15% e 25%, respectivamente.

"O estado como um todo começa a melhorar em quesitos como ocupação e diária média. Antes da crise, o setor registrava excelentes índices. Queremos atingir esses números novamente", pontou Omori, em entrevista ao Hotelier News. Vale destacar que, no primeiro timestre, a ocupação do setor bateu em 62%

São Paulo: projetando o futuro

Para reiterar, Omori destaca que as bases de comparação com 2017 ainda é baixa se analisado o desempenho pré-Copa. “Ainda estamos em processo de redução das negativas acumuladas nos anos passados", reforça.

Para o presidente da ABIH-SP, a promoção de eventos é um caminho efetivo para movimentar o setor e reduzir os efeitos da sazonalidade, principalmente nos finais de semana. “É um segmento que tem poder de trazer um público novo. Além disso, atrair turistas estrangeiros é outra motivação para todo trade da capital”, acrescenta Omori.

"São Paulo (capital) tem capacidade turística para ser como Nova York. Tem potencial para o entretenimento, lazer, gastronomia. Melhorando a divulgação, podemos atingir mercados latino-americanos e mais estados brasileiros, principalmente", encerra.

(*) Crédito da capa: Peter Kutuchian/Hotelier News

(*) Crédito da foto: Filip Calixto/Arquivo HN