Após meses de recessão, o turismo baiano volta a crescer. Em setembro, o estado registrou alta de 33,7% nas atividades do setor frente a agosto, aponta a Setur-BA (Secretaria de Turismo do Estado da Bahia). A região teve a maior variação positiva do país na mesma base de comparação. Os dados foram divulgados ontem (12), por meio da Pesquisa Mensal de Serviços realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e sistematizada pela SEI (Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia).

“Este é um resultado animador, uma vez que o setor de Turismo foi um dos mais atingidos pelo impacto da pandemia do Coronavírus em todo o mundo. Vale destacar que a taxa de crescimento da Bahia foi muito superior à nacional, que ficou em apenas 11,5% na comparação com agosto”, ressaltou Walter Pinheiro, secretário Estadual do Planejamento.

Para Fausto Franco, secretário do Turismo do Estado, o resultado positivo é fruto da reabertura dos destinos turísticos após longo período de quarentena, com empreendimentos seguindo protocolos de biossegurança para oferecer boa experiência aos visitantes. “Além do estímulo às viagens de carro, a retomada dos voos para a Bahia é um fator importante para a recuperação. A expectativa era que as companhias operassem com 50% da oferta e agora já chegamos a 60%”.

Em relação à receita nominal, todas as 12 unidades da federação marcaram o mesmo ritmo de crescimento, nessa comparação a Bahia registrou a maior variação positiva (33,7%). Devido aos impactos da pandemia do coronavírus, o índice ficou em -44,5% na comparação com o mesmo período do ano passado.

No indicador acumulado do ano, o agregado especial de atividades turísticas na Bahia caiu 42,1%. Em termos regionais, os 12 estados pesquisados tiveram recuo nos serviços voltados ao turismo nesta base de comparação. No indicador acumulado dos últimos doze meses o volume retraiu 30,8%, frente à igual período do ano passado, quando todos os locais investigados também recuaram.

Setur-BA: hotelaria

Ainda em setembro, a hotelaria de Salvador deu sinais de reação. A diária média avançou 3,59% frente a agosto, enquanto o RevPar subiu 30,3%. Já a ocupação cresceu 25,8%, chegando a 29,71%. Os dados são da ABIH-BA (Associação Brasileira da Indústria de Hotéis da Bahia).

Em outubro, a onda crescente se manteve. Em relação a setembro, a alta de ocupação foi de 34,2%. A diária média e RevPar avançaram 9% e 46,3%, respectivamente. Entretanto, na comparação anual os resultados ainda são distantes, com recuo de 16,8% na tarifa média.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Setur-BA