Desde 2020, Teresópolis vem passando por mudanças estratégicas. O destino criou uma nova marca de divulgação e modernizou sua identidade visual. Agora, colocando em prática seu planejamento de desenvolvimento turístico, o município vem prospectando uma parceria com a CVC, com o intuito de entrar para a vitrine da operadora.

Maurício Weichert, secretário municipal de Turismo, esteve em reunião virtual com Denise Farjalla, gestora de produtos da CVC no interior do Rio de Janeiro. Segundo Weichert, a ideia é alinhar a comercialização do destino com outras operadoras também. “Existe o interesse em todas as operadoras para aumentar a entrada de turistas em Teresópolis e, desta forma, passarmos a competir com outras regiões serranas”.

“Hoje, a CVC não vende o destino Teresópolis, mas já vende hospedagem em alguns dos nossos hotéis. Nosso objetivo é inserir o município ainda mais na “prateleira” de produtos da maior operadora de turismo do hemisfério sul do planeta. Começamos com um CVC e convidamos outras grandes operadoras emissivas do Brasil e do exterior a conversar conosco. É nosso objetivo ter mais produtos turísticos em padrão internacional ”, destacou o secretário.

Teresópolis: empecilhos

A gestora de produtos explicou que, para Teresópolis entrar no portfólio, alguns pré-requisitos são necessários. Um deles é oferecer uma operadora de receptivo com veículos próprios para buscar clientes nos aeroportos e demais centros emissores de turistas. Além disso, as empresas precisam ter capital de giro, pois a CVC só paga após o serviço prestado e documentado com nota fiscal.

Todos os serviços precisam ter seguro de vida para o cliente, além dos selos “Turista Protegido”, do Ministério do Turismo, e “Turismo Consciente”, da Secretaria de Estado de Turismo, que determinam o cumprimento dos percursos de boas práticas de segurança sanitária para prevenção da Covid-19.

Atualmente, Teresópolis conta com operadoras de pequeno porte, mas que não possuem capital de giro para aguentar o faturamento da CVC. Weichert explica que está promovendo a divulgação da parceria para incentivar o empresariado a investir no destino.

“Também planejamos ações em parceria para concretizar esse objetivo, como o acesso a dados estatísticos do perfil do turista que comprar passeio na CVC para as Regiões Serranas Gaúcha e do Rio, Comparações e mais assertividade no Planejamento Estratégico da Secretaria de Turismo de Teresópolis. A realização de famtour é outra meta; ou seja, trazer agentes de viagens para conhecer nossos atrativos e estrutura e assim venderem mais e melhor nossa cidade. Fazer treinamentos para os empresários do setor, com foco em como vender mais e melhor seus produtos e serviços turísticos, e a participação de Teresópolis nos eventos da CVC são outras ações em elaboração ”, assinalou o secretário.

(*) Crédito da foto: Divulgação/RioTur