O chef executivo do Fairmont Rio de Janeiro Copacabana, Jérôme Dardillac, recebe amanhã (20) o chef peruano Franco Noriega. O profissional atua no badalado Baby Brasa, em Nova York, e juntos desenvolverão um menu a quatro mãos nos fornos Josper do empreendimento carioca.

O restaurante Marine Restô será pano de fundo da parceria, seguindo os protocolos de segurança certificados pelo selo AllSafe. Noriega será o primeiro convidado para se aventurar na cozinha do hotel em 2021, com menu em cinco tempos abertos por uma seleção de tapas assinadas pelo peruano. Para o amuse-bouche, tostada de atum vermelho fresco com salsa de anticucho, seguida por entrada fria de ceviche misto com leite de tigre e, na sequência, entrada quente de espetinho de frango com molho de Aji Panca.

Como prato principal, Dardillac oferece corte Angus assado no Josper com molho Bearnaise, acompanhado de batata rústica com alho na brasa e manteiga de carvão. A sobremesa “Vacherin com sorbet de coco e maracujá com frutas vermelhas e chantilly de baunilha Bourbon”, da chef-pâtissière do Fairmont Rio, Letícia Cruz, encerra o jantar.

Fairmont Rio: o convidado

Noriega é hoje um dos mais bem sucedidos empresários da gastronomia novaiorquina. Com seu primeiro e principal endereço inaugurado em 2016 no West Village, o grupo de restobars e catering Baby Brasa rapidamente se tornou uma sensação local, servindo pratos de inspiração peruana assinados pelo chef e coquetéis sazonais exclusivos para mais de 130 mesas.

O peruano é também modelo internacional, tornando-se referência em bem-estar e lifestyle de luxo. Criado em uma família de empreendedores, se formou na International Culinary Center e abriu o restaurante Baby Brasa, em Manhattan.

Paralelamente à expansão da marca em Nova York, Noriega criou uma experiência pop-up por meio da qual leva o conceito de Baby Brasa para o mundo, com destinos exclusivos como Ibiza, Tulum, Hamptons e Rio de Janeiro servindo como endereços temporários para ações que unem turismo e gastronomia.

Sua trajetória começou como um viral da internet, que o fez ganhar espaço na imprensa como “o chef mais sexy do mundo”. A participação em programas de repercussão mundial como The Ellen Show e o posto de jurado no Masterchef México permitiram que Noriega se apresentasse a um público diverso e se conectasse com milhares de pessoas em todo o mundo.

(*) Crédito da foto: Divulgação/Accor