Diante de um mercado que exige inovações, os momentos de reunião com diferentes profissionais permitem que novos olhares sejam ampliados e conexões sejam feitas para viabilizar esse movimento de mudanças. De certa maneira, o Universo TOTVS 2024 cumpre essa papel, levando muito conhecimento e ricas trocas aos participantes. Aberto hoje (18), em São Paulo, o evento traz, ainda, uma série de novidades para os segmentos nos quais a gigante da tecnologia atua, incluindo a hotelaria.

O encontro está sendo realizado no Expo Center Norte, na capital paulista, e a programação prossegue até amanhã (19). A edição do ano passado contou com a presença de mais de 12 mil pessoas nos dois dias de evento, que puderam aproveitar uma programação com mais de 240 conteúdos e quase 400 palestrantes. Neste ano, a companhia prevê conteúdos ainda mais disruptivos e aprofundados, destinados a áreas como tecnologia, finanças, RH, marketing e vendas.

Na edição deste ano, e pensando exclusivamente no universo hoteleiro, a empresa apresentou uma solução centralizada de gestão e otimização de receita. Com a plataforma, o hotel tem controle total da estratégia de precificação em uma única plataforma, reduzindo a fragmentação de tarefas e facilitando a visualização sobre tudo que acontece nessa importante frente do negócio.

A ferramenta

O sistema tem como desafio minimizar dores e dificuldades da distribuição e da estratégia de precificação dos hotéis, que é oriunda da grande fragmentação proporcionada pelas diferentes integrações com plataformas terceiras. Esse cenário dificulta a compilação de dados para a realização de uma análise mais assertiva para a estratégia de preço.

Toda na web, a nova solução integrada traz algumas novidades para os hoteleiros, como os “gatilhos” que o ajudam a tomar melhores decisões na frente de precificação. Com o sistema, ele poderá tratar das flutuações de tarifas de forma ágil e assertiva nos períodos de alta demanda. Na prática, isso significa automatizar a tarifa a partir da demanda prevista.

Exemplo prático: se o sistema aponta que o hotel já atingiu um patamar de ocupação estabelecido para um período determinado, ele automaticamente eleva o preço (em um percentual definido pelo hoteleiro) que será colocado nas prateleiras de distribuição.

Funcionalidades

  • Dashboard: reúne dados no aspecto da precificação, como comparativos com ano anterior, índices de cancelamento e indicadores estratégicos como RevPar do hotel, por exemplo.
  • Tarifas: em vez de mostrar as tarifas por UH, a ferramenta oferece uma visão dinâmica das tarifas por segmento, canal e tipo de UH.
  • Disponibilidade: o sistema também mostra as habitações vagas de acordo com o tipo de quarto, o que possibilita uma visão mais ampla do hotel;
  • Calendário: aqui, é possível verificar a soma (ou não) de pensão, comparar a ocupação e a tarifa aplicada no dia analisada e, assim, conferir a visão de flutuação das sua precificação. O hoteleiro poderá definir a tarifa de acordo com a ocupação de forma automatizada, sem perder o timing da venda, principalmente em altas temporadas.

“Entregaremos ao gestor a rentabilidade da tarifa de acordo com o custo. Essa fase do projeto ainda está em andamento, mas estamos sempre focando no nosso compromisso com uma gestão centralizada”, menciona Juliane Crema, Product Owner da TOTVS, que palestrou para hoteleiros no Universo TOTVS ao lado de Cadu Cordeiro, gerente de Desenvolvimento da empresa.

Cordeiro enfatizou, na mesma apresentação, o compromisso que a TOTVS estabeleceu em entregar tudo o que o hoteleiro necessita. E isso, de certa forma, significa estabelecer o maior número de integrações possível para que o hotel possa ter uma gestão centralizada em uma única plataforma.

Para facilitar a autonomia do hoteleiro, a TOTVS oferecerá treinamento para que os times de TI dos hotéis compreendam tudo que a ferramenta pode oferecer. Entre outras coisas, isso possibilitará, posteriormente, que seus clientes customizem o dashboard de acordo com a leitura que preferirem.

“Sabemos que o nosso setor é bem fragmentado. Então, nosso objetivo é democratizar a gestão hoteleira para qualquer hoteleiro, desde o pequeno até o grande empreendimento”, finaliza Cordeiro.

(*) Crédito da foto: Julia Takeashi/Hotelier News