Três perguntas para: André Bekermann
9 de abril de 2024O entrevistado de hoje (18) no Três perguntas para tem hobbies relacionados a esportes, como futevôlei e tênis. Além disso, adora cozinhar nas horas vagas, fazer churrasco, viajar e conhecer novos lugares. Estamos falando de André Bekermann, sócio-fundador e diretor geral da Trul Hotéis. Como indicação de leitura, o executivo deixa os livros A Única Coisa, de Gary Keller, Hábitos Atômicos, de James Clear, As Cinco Linguagens do Amor, de Gary Chapman, e Transformando Suor em Ouro, de Bernardinho.
Bekermann é graduado em Turismo e Gestão da Hotelaria pela Universidade Fumec e possui pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getulio Vargas). O profissional ainda tem no currículo dois cursos internacionais: um de Business Hospitality, feito na Wimbledon School, em Londres, e outro em Global Hospitality Management, na Cornell University, em Nova York.
Atuando na hotelaria há mais de 20 anos, coleciona passagens por Accor, Ouro Minas Palace Hotel, Royal Hotéis e, em 2016, fundou a Trul Hotéis com Luciano Carvalho e Alejandro Moreno. No bate-papo, o executivo fala ao Hotelier News sobre as perspectivas para este ano. Confira!
Três perguntas para: André Bekermann
Hotelier News: Ao longo do ano passado, a Trul Hotéis anunciou novos empreendimentos para o portfólio. Para este ano, como está o projeto de expansão? Mais hotéis no radar?
André Bekermann: Em 2023, nós fechamos 11 contratos de hotelaria e multipropriedade. Para 2024, estamos com mais de 20 projetos em negociação, com mais de 5 mil quartos, principalmente nos estados de Minas Gerais, Bahia e São Paulo. Isso envolve não só as capitais, mas também em outros destinos turísticos, inclusive aqueles que precisam ser mais desenvolvidos e os paraísos que ainda não foram descobertos. Também pretendemos lançar novas marcas neste ano, que visam inovar o segmento da hotelaria.
HN: No ano passado, a rede teve crescimento considerável, de 42%. Assim, qual cenário você visualiza para este ano?
AB: No último ano, alguns dos fatores principais que nos fizeram crescer em faturamento e em hotéis sob nossa administração foram os resultados das unidades operadas pela Trul (tanto financeiros, quanto de NPS dos empreendimentos dentro dos seus mercados). Entendemos que a forma como trabalhamos, com olhar humanizado para os colaboradores e clientes, contribui para expandir nossa presença no mercado. Além disso, ressaltamos a inovação proposta pela operadora, relacionada à tecnologia e a padrões, que contribuem para uma boa gestão operacional e, consequentemente, para o sucesso dos negócios.
Para 2024, enxergamos um cenário positivo com vários projetos em negociação. Além do objetivo de aumentar o portfólio dos hotéis e das operações com multipropriedade queremos também expandir nosso clube de benefícios, que lançamos no ano passado. Estamos com mais de 10 projetos em negociação para oferecer esse serviço a mais de 150 mil usuários. Também queremos ampliar o nosso trabalho de assessoria e desenvolvimento de projetos, como já estamos fazendo em Jaguaruna e na Praia do Rosa (SC).
HN: Para este ano, o mercado prevê menor espaço para elevar a diária média. Assim, como a Trul está trabalhando para manter a boa performance nesse indicador?
AB: Estamos realizando negociações pontualmente com clientes importantes para as unidades e analisando caso a caso. Além disso, estamos estudando, junto ao cliente e mercado, a possibilidade de vantagens de aplicação de tarifas flutuantes para as negociações com base em descontos da tarifa pública, o que tem ocorrido de forma bastante natural em clientes de menor produtividade e também em mercados secundários.
Neste primeiro trimestre de 2024 já conseguimos aumento significativo de diárias em nossas operações de forma geral, chegando em avanços superiores a 30% em relação ao mesmo período de 2023, em algumas unidades. Isso é bastante apoiado no reposicionamento de alguns hotéis e negociações mais contundentes com o atual cenário de mercado. Vale destacar também o foco na composição de mix de clientes e o aumento do número de negociações flexíveis, baseadas em nossa tarifa pública no período de hospedagem.
(*) Crédito da foto: Divulgação/Trul Hotéis